Agência PARLASUR (06/05/2019). Na última reunião da Mesa Diretora do Parlamento do MERCOSUL, realizada na segunda-feira, 29 de abril, em Montevidéu, foi aprovada uma proposta de disposição que cria uma Comissão de Investigação com o objetivo de assessorar os "Supostos atos graves de espionagem ilegal na República Argentina", mencionados na documentação apresentada por nota dos Parlamentares da Representação Argentina em 1º de abril de 2019.
A proposta enfatiza que a nota de referência é acompanhada do "Relatório da Comissão Provincial da Memória da Província de Buenos Aires" em relação a uma "rede de espionagem ilegal envolvendo a mídia, legisladores e funcionários judiciais". Considera que os fatos denunciados "envolveriam a República Oriental do Uruguai, a República Bolivariana da Venezuela, com suspeitas de intervenção de países estrangeiros em tais ações".
Deste modo, propõe-se a criação desta Comissão que será integrada com um máximo de dois deputados por delegação ou representação, que será presidida por um dos seus membros.
Ver em anexo a disposição