PARLASUL realiza Seminário em homenagem aos 100 anos da OIT

Agência PARLASUL (02/05/2019). O Seminário “O Trabalho do Futuro e a Declaração Sociolaboral do MERCOSUL” foi realizado no dia 29 de abril no marco das atividades de celebração dos 100 anos da Organização Internacional do Trabalho.

Este evento faz parte das iniciativas realizadas pela Comissão de Trabalho, Políticas de Emprego, Previdência e Economia Social do Parlamento do MERCOSUL e contou com a parceria da OIT, Uruguai XXI, Fundação Friedrich Ebert, Centro Interdisciplinar de Estudo sobre o Desenvolvimento (CIEDUR) e a Confederação Sindical das Américas (CSA).

Antes do Seminário, foi realizada a VIII Sessão Extraordinária do Parlamento do MERCOSUL em homenagem aos 100 anos da OIT conduzida pelo Presidente do PARLASUL, Daniel Caggiani (Uruguai) e que participaram o Ministro do Trabalho do Uruguai, Ernesto Murro, do Diretor do Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional da Organização Internacional do Trabalho (OIT/CINTERFOR), Enrique Deibe e do Presidente da Confederação Sindical das Américas (CSA), Rafael Freire.

A Sessão também contou com as manifestações da Presidente da Comissão de Trabalho, a Parlamentaria Rosângela Gomes, representando também a Delegação Brasileira; o Parlamentar Cristian Bello, representando a Argentina; o Parlamentar Atilio Penayo, representando o Paraguai; o Parlamentar Daniel Placeres, representando o Uruguai e o Parlamentar Yul Jabour, representando a Venezuela.

A abertura do Seminário contou com a presença da Deputada Rosângela Gomes, Presidente de Comissão de Trabalho do PARLASUL, Enrique Deibe, Diretor Regional da OIT/CINTERFOR, que apresentou o informe da Comissão Mundial sobre o Futuro do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho que foi publicado em janeiro deste ano, e do Professor Juan Raso, Catedrático em Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade da República do Uruguai.

Em seguida, foram tratados os impactos das novas tecnologias no mundo do trabalho: os efeitos dos avanços da inteligência artificial, da robótica e da mecanização das atividades produtivas.

A mesa “O Futuro do Trabalho em Tempos de Robótica e Inteligência Artificial: Novas Tecnologias, Tendências e Perspectivas para o Mundo do Trabalho”, contou com presença do Professor Virgílio Almeida da Universidade de Harvard, de Alma Espino do CIEDUR, que estuda o tema do futuro do trabalho desde a perspectiva das mulheres e de Fernando Isabella que é um reconhecido especialista sobre as perspectivas do trabalho para as próximas décadas da Presidência da República do Uruguai.

O Parlamentar Oscar Groba, representante uruguaio da Comissão de Trabalho do PARLASUL, encerrou a mesa ressaltando a importância da redução da jornada de trabalho de 8 para 6 horas diárias como instrumento para gerar novos empregos.

Em seguida, foi realizada a mesa de diálogo “Novas Modalidades de Trabalho, Trabalho Decente e Economia Social” sobre iniciativas que já estão em curso para gerar emprego e renda como a plataforma Smart Talent de serviços globais desenvolvida pelo Uruguai XXI e o fenômeno do cooperativismo que hoje já emprega a 1 de cada 7 trabalhadores formais no mundo segundo dados da Aliança Internacional das Cooperativas, apresentado por Gustavo Bernini, Coordenador da Reunião Especializada das Cooperativas do MERCOSUL e Presidente do Instituto Nacional das Cooperativas do Uruguai.

Ao final, a Coordenadora do Projeto Sindical da Fundação Friedrich Ebert (FES), Uta Dirksen, apresentou o panorama do Trabalho do Futuro em diversas partes do mundo apontando os principais desafios para os países do MERCOSUL.

Os trabalhos foram encerrados por Fernando Gambera, Secretário de Relações Internacionais do PIT-CNT, uma das principais entidades de representação dos trabalhadores na América do Sul. e por  Atahualpa Blanchet; Secretário da Comissão de Trabalho, Políticas de Emprego, Seguridade Social e Economia Social

O Futuro do Trabalho será o principal tema de debate na próxima Conferencia Internacional do Trabalho da OIT que será realizada em Genebra no mês de junho de 2019.