Agência PARLASUL (25/04/2019). Com a presença do Ministro do Trabalho do Uruguai, Ernesto Murro, o Parlamento do MERCOSUL convocou uma Sessão Especial para a próxima segunda-feira 29 de abril às 14h, com o objetivo de debater um dos principais temas da atualidade em nossa região: O Futuro do Trabalho.
Na Sessão Especial também participarão como convidados especiais Enrique Deibe, Diretor do Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Professional da Organização Internacional do Trabalho – OIT/CINTERFOR, e Rafael Freire, Secretário Geral da Confederação Sindical das Américas (CSA).
A continuação da Sessão, o debate seguirá no Seminário Internacional com a participação de especialistas internacionais, organizações de trabalhadores e empregadores, acadêmicos e representantes do MERCOSUL.
O Futuro do Trabalho é o tema central do Centenário da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que se celebra durante todo o ano de 2019. Nesse sentido, o Parlamento do MERCOSUL propõe debater as tendências no mundo laboral para as próximas décadas para observar, compreender e administrar o impacto das novas tecnologias como a inteligência artificial, a robótica, o uso de impressoras 3D, o uso de drones e de outras ferramentas disruptivas.
Por essa razão, o Parlamento do MERCOSUL busca se somar ao intercâmbio de informações e de ideias sobre o Futuro do Trabalho, assim como sobre o Trabalho do Futuro desde uma perspectiva regional considerando sua direta relação com os aportes da Declaração Sociolaboral do MERCOSUL aprovada em 2015, com vista a gerar conhecimento sobre as oportunidades e os desafios do uso das novas tecnologias e sua possibilidade de governança e de regulação abarcadas por um conceito de integração e desenvolvimento que ofereça dignidade e bem-estar aos povos da região.
A atividade começará às 14 horas no Ed. MERCOSUL, Montevidéu, Uruguai, e é aberta a todo público, sem necessidade de inscrição previa. O Seminário também será transmitido ao vivo pelas redes sociais do PARLASUL.