Agência PARLASUL (11/04/2019). Durante a última Sessão Plenária foi aprovado pelo Parlamento do MERCOSUL a Proposta que recomenda ao Conselho do Mercado Comum (CMC) declarar "Cidadão Ilustre do MERCOSUL post mortem" a Alberto Methol Ferré pelo seu trabalho e carreira e inestimável contribuição para a integração regional e seu permanente compromisso com os valores que estão na base do MERCOSUL.
Marcos Methol, filho do filósofo uruguaio, se expressou em nome de sua família e da Associação que leva o nome do seu pai, destacando que "é uma grande alegria, é uma das homenagens mais significativas que receberam nos últimos anos. O dia 31 de março marcou o 90º aniversário de seu nascimento, são datas muito especiais (...) o reconhecimento pelo Parlamento do MERCOSUL foi um espaço que promoveu desde o seu nascimento e foi um grande defensor e que trabalhou para a integração regional", disse Methol.
Por sua vez, durante a Sessão, o Parlamentar argentino Alberto Asseff lembrou que "Methol foi um grande pensador que nos inspirou quando éramos adolescentes, porque o seu pensamento foi superior, a todos os partidos, a toda segmentação que pode ser atribuído".
Biografia de Alberto Methol Ferré
Em 31 de março se cumpriu 90 anos do nascimento de René Methol Alberto Ferre e que faleceu em Montevidéu em 15 de novembro de 2009. Foi um escritor, jornalista, professor de história e filosofia, historiador, filósofo e teólogo uruguaio. Como teólogo, foi um dos principais desenvolvedores da teologia do povo. É considerado um dos mais prolíficos intelectuais latino-americanos pela sua produção e um dos mais originais pelo seu pensamento.
Cabe salientar que, em 1994, apoiou a candidatura presidencial de Alberto Volonté do Partido Nacional e foi co-redator do programa do governo de Manos a la Obra, especialmente da introdução histórica que ressalta o papel do MERCOSUL como horizonte ordenador.
Em 1999, preparou para o Ministério das Relações Exteriores do Uruguai seu estudo "Los Estados Continentales y el MERCOSUR", o qual permaneceu inédito por uma década.
Entre seus livros, artigos e conferências sobre o MERCOSUL estão:
"El MERCOSUR un acontecimiento fundamental para América Latina", conferência publicada em Cuadernos de Aurora, nº7, Santa Fé, Argentina, 1992.
"MERCOSUR: la dimensión cultural de la integración", Buenos Aires, Ciccus, 1997.
"Una bipolaridad cultural: MERCOSUR – NAFTA" Buenos Aires, Ciccus, 1997.
"MERCOSUR o muerte. Nuestras tres ebulliciones totalizadoras" (Homenagem a Mercedes Quijano e Carlos Vargas Quijano), Cuadernos de Marcha, Montevidéu de 2001.
"De Rodó al MERCOSUR", Revista Blanca, Montevidéu, 2001.
"Juventud universitaria y MERCOSUR", novembro de 2002, Rio de Janeiro.
"MERCOSUL: uma nova lógica histórica", Cooperação COMISEC - UNIÃO EUROPEIA, 2004.
Foto: UDELAR