Agência ARLASUL (08/04/2019). A delegação paraguaia do Parlamento do MERCOSUL promoverá um acordo com o Brasil sobre a exportação de autopeças, produzidas por maquiladoras instaladas no Paraguai. Nesse contexto, solicitará ao Conselho do Mercado Comum (CMC), por meio de uma declaração do Parlamento do MERCOSUL, a elaboração desse acordo.
No dia 4 de abril, os Parlamentares da delegação paraguaia receberam o assessor da empresa maquiladora Fujikura (localizada na zona franca da Ciudad del Este), Sebastián Acha, o qual explicou a situação para a delegação paraguaia, alegando que a empresa possui mais de mil e oitocentos empregados e que somadas todas as empresas que fabricam autopeças, alcançariam aproximadamente dez mil empregos, "exportando cerca de 350 milhões de dólares por ano", indicou Acha.
Especificou ainda que, por falta de um acordo automotivo entre Brasil e Paraguai (como o já existente entre Uruguai e Brasil), “a Receita Federal do Ministério da Economia do Brasil tenta ignorar a tarifa preferencial em autopeças fabricadas no Paraguai que ingressam no Brasil (...) os brasileiros dizem que, como não temos um acordo automotivo, não podemos reconhecer o certificado de origem (como o do MERCOSUL)", disse Sebastián Acha.
Da mesma forma, argumentou que isso implica que as autopeças podem ser tributados a uma tarifa de 17% para ingressar no território brasileiro, tornando inviável a continuidade das indústrias de autopeças, cuja produção, quase inteiramente, vai para o Brasil.
Após o debate dos Parlamentares, propuseram uma agenda para alcançar o objetivo, que consiste na realização de reuniões de trabalho com a Ministra da Indústria e Comércio, Liz Kramer e o Ministro de Relações Exteriores, Luis Castiglioni, ambos Ministérios do Paraguai. Da mesma forma, será apresentada uma recomendação ao Conselho do Mercado Comum e, em particular, aos governos do Brasil e do Paraguai para que seja assinado um acordo sobre esse tema.
Os Parlamentares presentes concordaram com a necessidade de encontrar uma solução para elaboração de um acordo com o Brasil. Participaram da reunião os Parlamentares Blanca Lila Mignarro, Enzo Cardozo, Ricardo Canese, María Eugenia Crichigno, Nelson Argaña, Atilio Penayo, Neri Olmedo e Jorge Torales.
Com informações da Unidade de Enlace do Paraguai no PARLASUL.