PARLASUL aprova calendário de sessões e prioriza a Agenda 2030 nos seus trabalhos

Agência PARLASUL (02/04/2019). Nesta última segunda-feira 1° de abril, o Parlamento do MERCOSUL realizou sua primeira Sessão Ordinária de 2019, com a Presidência do Parlamentar uruguaio Daniel Caggiani.

Durante o ano de 2019, o PARLASUL tem planejado realizar 10 Sessões Ordinárias, cumprindo com o estabelecido no seu Protocolo Constitutivo de realizar pelo menos uma plenária por mês. Para o Presidente Caggiani, entre os objetivos estabelecidos para este ano se destacam: fortalecer a coordenação e articulação inter-institucional do PARLASUL com os organismos técnicos, sociais, trabalhistas e de direitos humanos do MERCOSUL, entre eles o Instituto Social do MERCOSUL (ISM) e o Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos (IPPDH); ampliar o diálogo político com outros parlamentos regionais, no marco de um fortalecimento da Agenda externa do MERCOSUL; e por último, fortalecer a transparência e acompanhar as melhores práticas em matéria de dados abertos no Parlamento do MERCOSUL.

A Presidência do organismo regional comunicou que também estarão previstas Sessões Extraordinárias para abordar temas da agenda internacional e receber autoridades internacionais. A Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, as políticas sociais do MERCOSUL nas áreas de migrações, educação, saúde, trabalho e direitos humanos são os principais temas de discussão para 2019, nos quais também participarão do debate diferentes Agências das Nações Unidas, como a CEPAL, PNUD, OIT, OPS, UNICEF e FAO.

Por último, no eixo do diálogo político, o PARLASUL irá estreitar laços com países e regiões do Sul Global e irá afiançar a participação do Parlamento do MERCOSUL na Assembleia Parlamentar Euro-latino-americana (EUROLAT) e com a Assembleia Popular China, a União Econômica Euroasiática, o Parlamento Andino, o Parlamento Centro-Americano, o Congresso de México e a União Parlamentar Internacional.