Agência PARLASUL (28/03/2019). O Parlamento do MERCOSUL se reúne na próxima segunda-feira 1° de abril para realizar sua LXI Sessão Ordinária na cidade de Montevidéu, Uruguai.
Pela manhã se reunirão as Comissões Permanentes a partir das 8 horas, onde irão trabalhar em base às diferentes propostas e projetos apresentados.
A partir das 11 horas, terá início a LXI Sessão Ordinária, que será realizada no Edifício MERCOSUL. Estão convidadas para a Sessão a Vice-presidente da Republica Oriental do Uruguai, Senadora Lucía Topolansky, e a Presidente da Câmara de Representantes, Deputada Cecilia Bottino. O Chanceler da República Argentina Jorge Faurie também foi convidado na qualidade de Presidência Pro Tempore do MERCOSUL, a fim de que apresente o Plano de trabalho para o presente semestre, conforme assinala o Protocolo Constitutivo do PARLASUL.
Uma vez iniciada a Sessão, prosseguirá o compromisso dos Parlamentares da nova Delegação do Brasil.
Posteriormente, será colocada em consideração do plenário a Ordem do Dia e entre seus 25 pontos se destacam: a Proposta pela qual o PARLASUL recomenda suprimir as taxas referentes ao roaming no MERCOSUL e o Projeto de adesão à comemoração do dia 2 de abril na Argentina, data que lembra o Dia do Veterano e dos caídos na Guerra das Malvinas. O PARLASUL também deve analisar a Proposta de Norma que regulamenta a solicitação de Opiniões Consultivas ao Tribunal Permanente de Revisão, assim como o Projeto de recomendação ao Conselho do Mercado Comum que declara "Cidadão Ilustre do MERCOSUL post mortem" a Alberto Methol Ferre por sua obra, trajetória e contribuição inestimável para a integração regional, entre outros.
Transmissão ao vivo.
A transmissão da Sessão, nos três idiomas oficiais do Parlamento do MERCOSUL (espanhol, português e guarani), poderá ser acompanhada de forma simultânea através do Portal do Parlamento do MERCOSUL, no Youtube e na Antel Vera TV a partir das 11 horas.