Delegação paraguaia apoia ANDE no plano de interconexão e sincronização do Sistema Elétrico Paraguaio

Agência PARLASUL (14/03/2019). Em reunião realizada hoje (14) no Cabildo de Assunção, a Delegação paraguaia do PARLASUL anunciou que para alcançar a soberania elétrica o Paraguai deve ter a capacidade de usar cem por cento da eletricidade que corresponde tanto de Yacyretá como de Itaipu. O engenheiro Pedro Ferreira, titular da ANDE expôs sobre os planos do governo para os membros paraguaios da Comissão de Infraestrutura do Parlamento do MERCOSUL, os quais expressaram seu total apoio em relação às iniciativas nesse sentido.

O Parlamentar Ricardo Canese explicou que para alcançar a denominada "soberana elétrica" corresponde sincronizar a energia produzida por Yacyretá (atualmente funciona com o sistema elétrico argentino, a 60 Hertz, enquanto que o sistema paraguaio é de 50 Hertz) e também, conectar a nova linha de 500 kV (Ayolas / Presidente Hayes) ao sistema elétrico do Paraguai, que até o momento essa linha "não tem plugue para transmitir a energia", segundo Canese. Por outro lado, devemos estabelecer linhas de transmissão de 500 kV de Itaipu (Hernandarias / Presidente Hayes ou Hernandarias / Valenzuela), além da existente.

EXPOSIÇÃO DA ANDE

Em relação a estes aspectos, Pedro Ferreira, que foi acompanhado por Ubaldo Fernandez e Francisco Escudero, apresentou o trabalho para a sincronização da energia de Yacyretá, assim como a interligação da linha de 500kV e explicou que o primeiro aspecto, passando por formalidades administrativas da Entidade Binacional, como tal, mas com a expectativa de que em breve se abra licitação e, portanto, estejam concluídos até o final de 2019.

Indicou também que há planos em andamento para ter mais linhas de 500 kV, em razão de empréstimos internacionais próximo de se materializar, o que implicaria a construção de uma linha destas características e que interconectaria a Hernandarias com Valenzuela e a possibilidade de um quarto, de Hernandarias a Presidente Hayes, enquanto considera possível uma entre Itaipu e Yacyretá.

Após a reunião, Pedro Ferreira destacou a predisposição dos Parlamentares paraguaios para apoiar ANDE em tudo o que significa a interconexão elétrica, que permitirá melhorar o servico e otimizar as possibilidades da geração e prestação do servico. Enfatizou ainda que a posição unificada de todas as bancadas PARLASUL, como são os dos partidos ANR, PLRA e Frente Guasu.

O Parlamentar Ricardo Canese, que estava na reunião com o Parlamentar Nelson Argaña, apontou que para a Delegação paraguaia é uma preocupação a interconexão e sincronização de todas as unidades de Itaipu e Yacyretá, reforçando assim a soberania hidrelétrica e também estar em melhores condicoes de negociar com o Brasil em Anexo C. "Temos uma feliz coincidência com o presidente da ANDE em seus planos e nos comprometemos em apoiá-lo nos mesmos" finalizou Canese.

Fonte: Unidade de Ligação do Paraguai em PARLASUL