Parlamentares do Paraguai apresentarão projeto que incorpore seu país ao controle recíproco nuclear na região

Agência PARLASUL (14/03/2019). Na quarta-feira, 13 de março, Parlamentares do Paraguai, integrantes da Comissão de Infraestrutura do PARLASUL, se reuniram com o Ministro paraguaio Mario Gutiérrez, quem dirige a Autoridade Reguladora Radiológica e Nuclear (ARRN).

A Delegação Paraguaia apresentará na próxima Sessão Plenária um Projeto de Recomendação que propõe que o Paraguai passe a integrar os organismos de controle em matéria radiológica e nuclear. Argentina e Brasil hoje tem um sistema de controle recíproco, mas a República do Paraguai não participa deste, a pesar de se encontrar no meio das centrais nucleares de Buenos Aires (Argentina) e de Angra dos Reis (Brasil).

O encontro com o Ministro esteve marcado, na sua primeira parte, por uma exposição do titular da ARRN, quem especificou os eixos de desempenho caracterizado pelo controle de entidades médicas e industriais, que utilizam materiais radioativos como parte de seus instrumentos de trabalho e todo o acompanhamento que realizam, desde os papeis iniciais, os planos de construção e as posteriores verificações.

Gutiérrez também se referiu ao Sistema de Monitoramento de Radiação Ambiental, que já está em funcionamento nas cidades de Assunção, Alberdi e Pilar, e que permite conhecer em tempo real os níveis de radiação. Paraguai está no meio das centrais nucleares da Argentina e Brasil, esta última a uns mil quilômetros. Não obstante, em caso de falhas das mesmas, o alcance pode ser de até seis mil quilômetros, informou o Ministro.

FORMOSA
Em relação à usina de Formosa especificou que se trata de uma usina de purificação, pelo que, por suas características, a inquietude não está em um acidente nuclear, pois o que poderia ocorrer é um acidente químico, de muita menor envergadura. Do mesmo modo, o Ministro esclareceu que sempre tem tido a máxima abertura das autoridades argentinas, onde inclusive foram convidados às centrais nucleares de Atocha, com uma exposição muito detalhada dos controles de segurança.

Na reunião estiveram presentes os Parlamentares paraguaios Blanca Lila Mignarro, Nelson Argaña, Ricardo Canese, Milcíades Duré, Atilio Penayo e Neri Olmedo. A reunião foi presidida pelo Parlamentar Enzo Cardozo, atual Presidente da Comissão de Infraestrutura, Transportes, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca do Parlamento do MERCOSUL.
Fonte: Unidade de Enlace do Paraguai no PARLASUL