PARLASUL promove junto ao Ministério da Saúde do Paraguai um Protocolo de seguridade sanitária

Agência PARLASUL (21/02/2019). Na passada quarta-feira (20), se reuniram os Parlamentares do MERCOSUL Alejandro Karlen (Argentina) e María Eugenia Crichigno (Paraguai) com a finalidade de promover um Protocolo de segurança sanitária para a Ponte de Yacyretá com as autoridades da saúde do Paraguai.

Os Parlamentares conversaram com o Vice Ministro da Saúde do Paraguai, Julio Rolón Vicioso e o representante da Sub-secretaria da Saúde do Paraguai, Neri Rodríguez Bassano. A respeito disto, o Vice Ministro Rolón destacou “que resulta fundamental para nós trabalhar em busca de uma saúde pública regional e em estimular as políticas de saúde em zonas de fronteira, que permitam à cidadania ter serviços de saúde à altura das circunstâncias".

Cabe recordar que no dia 10 de dezembro do ano passado, foi aprovada na LX Plenária do Parlamento do MERCOSUL uma Recomendação ao Conselho do Mercado Comum onde se exorta aos governos argentino e paraguaio concretizar o Passo de Fronteira Ayolas-Ituzaingó, habilitando a ponte construída na represa de Yacyretá. O Parlamento do MERCOSUR solicitou que se remetesse às Chancelarias argentina e paraguaia a referida Recomendação. Neste sentido, este foi um dos principais temas da agenda bilateral entre os Presidentes Mauricio Macri (Argentina) e Mario Abdo Benítez (Paraguai).

Durante o encontro, realizado na sede do Ministério da Saúde do Paraguai, se acordou promover um Protocolo de seguridade sanitária para a Ponte de Yacyretá. O Parlamentar Alejandro Karlen assinalou que “a confluência é fundamental para continuar promovendo uma maior integração entre nossos povos e comunidades fronteiriças. Este é o tema fundamental. Por isto a coincidência com autoridades dos países do bloco são a meu critério o que permite a harmonização de normas e regulamentos e a coordenação de ações entre os Estados Partes nos temas sanitários, para aprofundar o processo de integração que é a pedra angular do nosso trabalho”, destacou o Parlamentar.

Com informações dos jornais El Libertador e El Litoral