Agência PARLASUL (20/12/2018). No dia 10 de dezembro foi aprovada na LX Plenária do PARLASUR a Recomendação ao Conselho do Mercado Comum onde se exorta aos governos argentino e paraguaio em concretizar o Passo de Fronteira Ayolas-Ituzaingó, habilitando a ponte construída na represa de Yacyretá.
O Parlamento do MERCOSUL solicitou que se remitisse às Chancelarias argentina e paraguaia esta Recomendação. Nesse sentido, este foi um dos principais temas da agenda bilateral entre ambos os Presidentes.
No marco da última Cúpula do MERCOSUL, os Presidentes Mario Abdo Benítez, do Paraguai e Mauricio Macri da Argentina se reuniram em Montevidéu, Uruguai, onde acordaram habilitar o passo de fronteira Ayolas-Ituzaingó.
O Presidente paraguaio, através da sua conta de Twitter expôs que junto ao Presidente argentino Mauricio Macri, “decidimos habilitar proximamente o Passo Internacional pela coroamento da represa de Yacyretá (Central hidroelétrica binacional administrada pelo Paraguai e Argentina), a fim de promover maior integração entre nossos povos e comunidades fronteiriças”, comentou Benítez.
O passo internacional beneficiará o intercâmbio turístico e de atividades comerciais, entre Paraguai e Argentina, especificamente entre o departamento de Las Misiones no Paraguai e a província de Corrientes na Argentina.