Delegação paraguaia do PARLASUL promoverá como "causa nacional" eclusas de navegação da Itaipu

Agência PARLASUL (30/11/2018). A delegação paraguaia do Parlamento do MERCOSUL reuniu-se ontem (29) para avaliar o estado em que se encontra o projeto de navegação plena do Rio Paraná, que pode se conectar com São Paulo, usando o Rio Tietê como um importante mecanismo para a integração regional. O custo estimado é de 1,5 bilhões de dólares.

A decisão da delegação paraguaia visa promover a construção das eclusas de navegação da barragem de Itaipu. Para este efeito, será realizada uma Audiência Pública, na qual serão convidadas as instituições nacionais envolvidas, tais como a Entidade Binacional Itaipu, segundo informou o Parlamentar Ricardo Canese.

A Parlamentar Blanca Lila Mignarro propôs que esta deve ser uma agenda de "causa nacional" por sua relevância e nestes mesmos termos concordaram os Parlamentares Edith Beíitez e Nelson Argaña. Também estiveram presentes os Parlamentares Manuel Morínigo, Neri Olmedo e o Parlamentar Enzo Cardozo, quem presidiu a reunião.

O Parlamentar Canese indicou a relevância da construção de um passo navegável na altura da central hidrelétrica, no lado paraguaio. Destacou ainda que esse trabalho já está atrasado quarenta anos.

"As obras de navegação não foram concluídas apesar de estar incluída no Tratado de Itaipu entre o Paraguai e o Brasil, o qual prevê claramente", salientou Canese, acrescentando que as estimativas atuais indicam que o custo seria de cerca de 1,5 bilhões de dólares.

Finalmente, Canese relatou que um estudo de pré-viabilidade concluído em 2010 mostrou que a melhor alternativa era construir um canal e eclusas de navegação pela margem direita (paraguaia). Mais recentemente, desatacou o Parlamentar, em agosto deste ano, os resultados do estudo de viabilidade realizado pelas empresas Witteveen + Bos (Holanda) e a CNR Engénierie (França) contratadas pela Itaipu Binacional foram publicados, confirmando a viabilidade do projeto e recomendando a sua realização, no mesmo sentido que o primeiro estudo.

RELEVÂNCIA

As eclusas de navegação, as quais teriam quatro níveis, podem servir como um fator geopolítico e econômico de grande interesse para o Paraguai, uma vez que pode conectar – ida e volta - como outro acesso à metrópole de São Paulo, através do rio Tietê, assim como com o nordeste brasileiro. Sobre este assunto, o próprio Parlamentar Ricardo Canese já havia apresentado uma proposta ao Parlamento do MERCOSUL para que estas obras sejam declaradas de interesse regional, tendo em vista sua importância integradora.

Por exemplo, os polos de mineração de calcário paraguaios podem ser beneficiados pelo Rio Paraguai e a possibilidade de mover-se da bacia baixa do Rio Paraná à bacia alta, explicou.

Com informações da Unidade de Enlace do Paraguai