Agência PARLASUL (27/11/2018). O Parlamento do MERCOSUL, através de seu Observatório da Democracia (ODPM), participará junto a distintas organizações de observação eleitoral internacional procedentes de todo o mundo, entre a quarta-feira 28 de novembro e a sexta-feira 30 de novembro, na sede da Commonwealth.
A 13ª Reunião de Implementação da Declaração de Princípios da Observação Eleitoral Internacional será inaugurada em Marlborough House, Palácio St. James, na cidade de Londres (Inglaterra). Será a primeira vez que o Parlamento do MERCOSUL participa nesta atividade, através do convite do Comitê de Implementação da referida Declaração, pelo que assistirão os Parlamentares Tomás Bittar (Paraguai), Presidente do PARLASUL, e o Parlamentar Arlindo Chinaglia, Vice-Presidente pelo Brasil.
Este evento abordará temas como as ferramentas para observar processos eleitorais, o papel das tecnologias de informação em campanhas eleitorais, a observação da justiça eleitoral e o futuro da observação eleitoral. A Declaração de Princípios da Observação Eleitoral Internacional foi assinada em 2005, em Nova Iorque (sede das Nações Unidas), pelas principais organizações dedicadas à tarefa de observação eleitoral.
A observação internacional de eleições expressa o interesse da comunidade internacional na consecução de eleições livres e democráticas, como parte do desenvolvimento da democracia, que compreende o respeito dos Direitos Humanos e o império da lei. Por tanto, o papel dos observadores internacionais é avaliar os processos eleitorais de conformidade com os princípios internacionais em matéria de eleições democráticas autênticas e com o direito inteno.
Somente em 2018, o Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL foi convidado a participar e acompanhar processos eleitorais em quatro países (Brasil, Colombia, México y Paraguay), totalizando mais de sete observações entre eleições legislativas, presidenciais, segundos turnos e referendos populares.