Incidente fronteiriço entre Argentina e Paraguai na Ilha Apipé foi debatido no PARLASUL

Agência PARLASUL (19/11/2018). O incidente fronteiriço na Ilha Apipé, território argentino rodeado por águas de jurisdição paraguaia, foi denunciado pelo Parlamentar Alberto Asseff (Argentina) no mês de outubro deste ano, foi tema de debate durante a LIX Sessão Ordinária.

Isto ocorreu durante um concurso de pesca na referida ilha, o qual deveu ser suspendido por causa de um incidente entre pescadores da Argentina e pessoal da Prefeitura naval paraguaia.

A respeito do tema, o Parlamentar Alejandro Karlen (Argentina) quem falou em primeiro lugar sobre o conflito com base no contexto histórico, expressou “temos que resolver no âmbito da irmandade de nossos povos, no âmbito da historia que nos une.”

Parlamentaria Edith Benítez (Paraguai) por sua vez aclarou alguns dos pontos detalhados no comunicado de imprensa da Armada Paraguaia, onde manifestaram que os competidores argentinos não cumpriam com o limite de reserva, e as indicações da Secretaria de Ambiente do Paraguai (SEAM) sobre a devolução dos peixes capturadas.

Por sua parte, o Parlamentar Manuel Morinigo (Paraguai) manifestou sobre a atuação das Forças Armadas de seu país nos seguintes termos, "as pessoas estavam pescando fora dos limites estabelecidos, entraram em uma zona que não estava aprovada, e as Forças Armadas atuaram em forma correta, e a pesar do incordioso disto, tinham que atuar assim”.

Por sua parte, o Parlamentar argentino Ricardo Oviedo declarou que "um rio não deve ser um elemento que divida. Se queremos ser uma verdadeira região continental, o que temos que fazer é trabalhar para eliminar todas as barreiras que impeçam a integração real de nossos países. O rio deve ser um elemento que una".

Finalmente, o Parlamentar Alberto Asseff, quem apresentou um Projeto de Declaração no mês de outubro, solicitou seja discutido na próxima Sessão Plenária (LX SO) logo que as Chancelarias de ambos os países obtenham maiores informações a respeito.