Agência PARLASUL (07/09/2018). O Parlamento do MERCOSUL se reunirá nesta próxima segunda-feira, 12 de novembro, na cidade de Montevidéu, para realizar sua LIX Sessão Ordinária.
Entre os pontos de destaque da Ordem do Dia, figura a Proposta de Disposição pela qual o Parlamento do MERCOSUL poderá criar uma Comissão Especial sobre Gênero, Equidade e Diversidade cuja finalidade será a de incorporar o enfoque de gênero em todas suas manifestações na agenda do PARLASUL.
Também está prevista a apreciação de duas Propostas do Parlamentar paraguaio Ricardo Canese sobre as empresas hidroelétricas binacionais. A primeira visa convidar aos diretores da Itaipu Binacional para que apresentem relatórios sobre as obras de navegação previstas em seu Tratado.
Por sua vez, a segunda Proposta exorta aos governos da Argentina e do Paraguai à conclusão da passagem fronteiriça Ayolas-Ituizangó para a qual se deverá habilitar a ponte construída na represa Yacyretá.
No dia seguinte, terça-feira 13 de novembro, se reunirão as Comissões Permanentes do Parlamento do MERCOSUL para apreciar as Propostas e os diversos temas que tem sido encaminhados às mesmas. Destaca-se que a Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Moradia, Saúde, Meio Ambiente e Turismo contará com a presença do Ministro de Saúde Pública do Uruguai Jorge Basso, um técnico da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS), uma técnica do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e um técnico da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Transmissão ao vivo.
A transmissão da Sessão, nas três línguas oficiais do Parlamento do MERCOSUL (espanhol, português e guarani), poderá ser acompanhada simultaneamente através do site do Parlamento do MERCOSUL, no Youtube e Antel Vera TV, a partir das 9 horas.
No arquivo em anexo, segue a Ordem do dia.