Agência PARLASUL (30/10/2018). No dia de hoje (30) se realizou na sede do MERCOSUL, em Montevidéu – Uruguai, o encontro entre a Delegação Externa para EuroLat do Parlamento do MERCOSUL e a Delegação do Parlamento Europeu para as Relações com os países do MERCOSUL.
Na abertura da reunião o Parlamentar Tomás Bittar (Paraguai), Presidente do Parlamento do MERCOSUL, deu as boas-vindas às delegações agradecendo a presença de todos neste encontro.
A seguir, a palavra foi concedida à Embaixadora Valeria Csukasi, Diretora Geral para Assuntos de Integração e MERCOSUL do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai, quem manifestou que é fundamental avançar na finalização do acordo com a União Europeia ainda este ano. Temas como serviços marítimos, setor automotivo, indicações geográficas e o setor lácteo são centrais para os países da UE, e o MERCOSUL tem demandado uma maior abertura nas cotas de ingresso dos produtos agrícolas.
Por sua parte, o Chefe da Delegação da União Europeia no Uruguai, Karl-Otto König (Alemanha), expressou que ainda estão estudando a proposta do MERCOSUL, para ajustar aos interesses de ambas as partes.
Por sua parte, o Parlamentar Francisco Assis (Portugal), Presidente da Delegação do Parlamento Europeu (PE), expressou que são “muito partidários de uma relação mais próxima entre o Parlamento Europeu e o PARLASUL. No mundo complexo e contraditório, é muito importante a relação entre os Parlamentos, que são a expressão da integração regional.”
Por outra parte, o Parlamentar Nicola Danti (Italia) disse que “percebemos que há posições estancadas, e muitas coisas que podem ser discutidas. Temos passado por dificuldades no PE, com países que tem se demonstrado contrários ao acordo, situação similar à que vocês tem passado.”
Ao fazer uso da palavra, o Parlamentar Walter Nostrala (Argentina) indicou que “aqueles que reivindicamos a política acreditamos que não pode haver nada que tenha maior interesse, nem um setor, do que as mais de 800 milhões de pessoas que estão relacionadas no acordo. É muito difícil explicar como, por 4 ou 5 travas, não se possa avançar ou assinar este acordo. A política está para isto, para resolver problemas que não podem ser resolvidos.”
Na continuação, tomou a palavra o Parlamentar Celso Russomanno (Brasil) quem afirmou que “no MERCOSUL temos todo o interesse de que este acordo seja assinado o mais rápido possível. Precisamos de uma ação política eficaz de ambos os Parlamentos, junto aos negociadores para remover as arestas que ainda existem”.
Por sua parte, o Parlamentar Alejandro Karlen (Argentina) expressou que há de se avançar neste acordo, já que existe uma grande oportunidade de complementaridade e crescimento para ambas as regiões. Já o Parlamentar Adam Szejnfeld (Polônia) entende que há sinais muito positivas para fechar o acordo, mas que é necessário ser sincero nas conversações para poder avançar.
O Parlamentar Agustín Díaz de Mera (Espanha) expressou que se encontra muito comprometido com a América Latina e as diferentes áreas que nos unem. “Há cerca de um bilhão de consumidores e devemos fazer os melhores esforços para completar o acordo”, afirmou o Eurodeputado.
Democracia e Direitos Humanos
O Parlamentar José Inácio Faria (Portugal) manifestou a importância dos Direitos Humanos e da consolidação das democracias nas nossas regiões. “Estes são valores que aos Europeus nos preocupam”, apontou. O Parlamentar Oscar Ronderos (Venezuela) agradeceu poder estar presente esta reunião e acredita ser fundamental que esta ajude na consolidação das democracias em ambas as regiões.
Da mesma forma, a Parlamentar Ana Miranda (Espanha) indicou a importância deste acordo e da consolidação das democracias que ajudem a superar as dificuldades de nossos países. “A migração é um dos eixos centrais em ambas as regiões, sejam estas pelas razões que sejam. Por outro lado, o tratamento das assimetrias é fundamental para corrigir as desigualdades”, disse Miranda.
Finalizando o encontro, o Presidente do Parlamento do MERCOSUL Tomás Bittar reiterou o compromisso de ambas as delegações em realizar seus máximos esforços para contribuir com a finalização do acordo UE–MERCOSUL.