Agência PARLASUL (11/10/2018). Na LVIII Sessão Ordinária, realizada no mês de setembro deste ano, foi aprovada por maioria a Recomendação para realizar uma campanha pública de promoção, que permita ao Parlamento do MERCOSUL e a cada um dos Parlamentares promoverem, em centros educativos, a importância, os objetivos e relevância histórica do PARLASUL.
A Recomendação ao Conselho do Mercado Comum (CMC), apresentada pelas Parlamentares da Argentina, Julia Perié e Ana María Corradi, expressa em seu texto que através da referida campanha “O Parlamento do MERCOSUL nas escolas”, permitiria que cada um dos Parlamentares em forma particular, promova as atividades em todos os âmbitos educativos do bloco regional.
A Parlamentar Perié sustenta que este Projeto se realizou “com a intenção de visibilizar o PARLASUL em distintos âmbitos, e fundamentalmente que as crianças nas escolas possam ver e conhecer aos Parlamentares já seja de seu país como de outro, que se decidam a fazer o trabalho de promover e contar de que se trata e para que serve este corpo legislativo”.
A Recomendação ressalta o conceito de PARLASUL “como um órgão do MERCOSUL de recente funcionamento, e que é pouco conhecido entre a cidadania dos distintos países do Bloco”. E enfatiza a importância que este Projeto tem para fomentar a cultura e a identidade cultural do MERCOSUL.
Na Recomendação se destaca que a interação do Parlamento com alunos das escolas resultará positiva, já que permitiria que “crianças, adolescentes e jovens opinem, questionem e proponham sobre como melhorar ou imaginem o tipo de Parlamento do MERCOSUL que gostariam de ver”.