Agência PARLASUL (10/10/2018). Nesta quinta-feira (11), a Mesa Diretora do Parlamento do MERCOSUL, realizará uma série de reuniões com representantes do Parlamento Europeu, na cidade de Bruxelas.
Na agenda está uma reunião entre os representantes da Mesa Diretora do Parlamento do MERCOSUL e os membros da Delegação do Parlamento Europeu para as Relações com o MERCOSUL (DMER).
Os membros da Mesa Diretora do PARLASUL que acompanharão as atividades incluem o Presidente, Parlamentar Tomás Bittar, o Parlamentar Walter Nostrala, Chefe da Delegação Argentina e o Parlamentar Celso Russomanno, Chefe da Delegação brasileira; cabe destacar que esta reunião formal será presidida pelo Deputado europeu Francisco Assis, Presidente do DMER.
Diversos temas serão discutidos, entre eles, o estado atual das negociações entre a União Europeia (UE) e o MERCOSUL, no contexto do processo eleitoral brasileiro; bem como sobre o fortalecimento das relações institucionais entre o PARLASUL e os órgãos do Parlamento Europeu.
Também será apresentado um relatório sobre a Missão na fronteira entre a Venezuela, o Brasil e a Colômbia, realizada entre os dias 25 e 29 de junho deste ano, onde Paramentares europeus de diferentes grupos políticos consultaram organizações como a Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) e a Cruz Vermelha.
Da mesma forma, a Mesa Diretora se reunirá com o Presidente da Delegação do Parlamento Europeu na Assembleia Euro-Latino-Americana (DLAT), o Deputado europeu Ramón Jauregui Atondo.
Por fim, após as reuniões, serão definidas as datas das próximas reuniões, tanto em Montevidéu quanto em Assunção.
PARLASUL e o Instituto Universitário Europeu
Por outro lado, na sexta-feira (12) um Acordo de Associação entre o PARLASUL e o Instituto Universitário Europeu (IUE) será assinado com o objetivo de estabelecer cooperação acadêmica e administrativa entre essas organizações.
O IUE é um centro educativo de pesquisa e documentação especializado em pós-graduação e cuja finalidade principal consiste em proporcionar uma formação científica e cultural a partir de uma perspectiva europeia.
Por meio desse convênio, serão promovidas pesquisas em todas as áreas de políticas públicas e trabalhos sobre a história da América Latina, a integração da América do Sul e do MERCOSUL, assim como estudos e pesquisas sobre integração regional comparativa; os eventos conjuntos serão co-organizados em vários formatos, incluindo conferências, workshops, seminários de capacitação de funcionários.
Representarão o Instituto Universitário Europeu, o seu Presidente, Renaud Dehousse, o Diretor da Escola de Governança Transnacional do IUE, Miguel Maduro e o Coordenador dos Programas da escola, Carlos Closa.