Patrimônio turístico cultural do Alto Valle Calchaquí é declarado de interesse

Agência PARLASUL (28/09/2018). O Parlamento do MERCOSUL declarou de interesse cultural o Seminário “A Paisagem Cultural do Alto Valle Calchaquí e seus componentes vitivinícolas”, organizado pela cátedra UNESCO de Turismo Cultural e a Rede Mundial UNESCO-UNITWIN de Cultura, Turismo e Desenvolvimento, que se realizará em Cachi, Salta, na República Argentina a partir de segunda-feira 1º de outubro até a sexta-feira 5 de outubro de 2018.

Este seminário contribui na gestão do patrimônio cultural, na região Saltenha do Valle Calchaquí, incluída na Lista Indicativa do Patrimônio Mundial da UNESCO. Cabe destacar que o Corredor Andino já conta com outros lugares pertencentes ao Patrimônio da Humanidade.

As possibilidades e oportunidades que oferece o Alto Valle Calchaquí com seus circuitos turísticos de vinho e dos vinhedos de altura a partir do olhar, análise e sugestões de expertos internacionais integrantes da Rede UNESCO-UNITWIN de Cultura, Turismo e Desenvolvimento que visitarão pessoalmente o território, avaliarão sua grande riqueza paisagística e importante acervo ligado às culturas originárias e aos patrimônios arquitetônicos coloniais, com o interessante valor agregado do potencial enoturístico.

Este estudo buscará apoiar a criação de vínculos com os atores locais e com o setor público, identificando as necessidades e assim sugerir a elaboração de recomendações para o rendimento e a boa utilização deste patrimônio e de seu uso turístico sustentável. Assim também empoderar à comunidade do Alto Valle Calchaquí nos valores e na riqueza de seu território e sua cultura, destacando a importância e necessidade de preservá-los como motor de um desenvolvimento sustentável e recurso para a competitividade turística.

Algumas das suas localidades também integram o Programa “Povos Autênticos”, iniciativa do Ministério de Turismo da Nação para agregar valor na identidade de povos com características únicas ao longo de todo o país, promovendo a apropriação da comunidade local e da revalorização do patrimônio natural e cultural; ou “Lugares Mágicos”, promovido pelo Governo da Província de Salta.

A Cátedra UNESCO de Turismo Cultural da Universidade Nacional de Três de Fevereiro e a Associação Amigos do Museu Nacional de Belas Artes (UNTREF-AAMNBA); é uma associação público-privada, destinada a desenvolver conhecimentos e investigações que promovam a proteção do patrimônio cultural, orientado a sentar as bases de um turismo sustentável. Ambas as instituições realizam tarefas no campo artístico e cultural e combinam seus esforços para promover esta Cátedra, primeira no continente americano, com o foco posto nos dois objetivos primordiais: a sensibilização de diferentes atores involucrados na especialidade e a formação de capacidades para a gestão do patrimônio, a partir da utilização de ferramentas conceptuais e do conhecimento das convenções e recomendações internacionais na matéria.

Leia a Declaração aqui