Defesa do Rio Pilcomayo e os recursos naturais da região em Plenária do PARLASUL

Agência PARLASUL (24/09/2018). O Conselho do Mercado Comum (CMC) recebe do PARLASUL uma Recomendação para convocar uma reunião urgente entre a Comissão Trinacional do Pilcomayo e as Comissões de Infraestrutura, Educação e Saúde do Parlamento do MERCOSUL.

O Parlamentar Ricardo Canese (Paraguai) apresentou na última Sessão Plenária uma Proposta de Recomendação onde sublinha a importância para a região que apresenta o Rio Pilcomayo, qe está diretamente relacionado com a Hidrovia Paraguai-Paraná.

Canese argumenta no texto da Proposta que “no Pilcomayo tem se registraram severos inconvenientes no último período estival, superando os danos de episódios anteriores”. E complementa explicando como as zonas que atravessa este curso de água estão povoadas por pessoas de baixos recursos e sua condição os expõe permanentemente a fenômenos climáticos tão característicos do Chaco sul-americano.

A Comissão Trinacional do Pilcomayo foi criada pelos governos dos três países (Argentina, Bolívia e Paraguai), com o objetivo de melhorar as condições de vida de seus habitantes e reduzir os impactos negativos sobre o recurso hídrico e o ambiente em geral.

Considerando então a missão da Comissão e também o Protocolo Constitutivo do Parlamento do MERCOSUL, se aprovou a Recomendação para convocar uma reunião entre a Comissão Trinacional do Pilcomayo com as Comissões de Infraestrutura, Educação e Saúde do Parlamento do MERCOSUL. A Recomendação solicita que a Comissão Trinacional acuda à reunião com os últimos estudos disponíveis sobre o rio, disponha de uma missão técnica tripartita para comprovar in situ as atuais condições das águas e sedimentos. Também se integrem profissionais que realizem um relevamento social e médico aos povoadores das ribeiras do Pilcomayo e que se avaliem as ações imediatas que deverão se tomar para prevenir problemas de saúde à população. Finalmente, que a missão integre profissionais que desenvolvam um protocolo educativo na zona de influência do rio.

Rio Pilcomayo

O rio Pilcomayo ou Araguay é um extenso rio que nasce nas cordilheiras orientais do planalto boliviano, a 3.900 m de altitude, fluindo grande parte do seu curso entre a Argentina e Paraguai e separando as regiões de Chaco Boreal a norte e Chaco Central a sul.
Após 836 km em território boliviano, o seu percurso faz a fronteira entre Argentina e Paraguai, desembocando no rio Paraguai quase em frente da cidade argentina de Clorinda, próximo de Assunção. No total, percorre 1.590 km.
Leia a Recomendação