Parlamento Juvenil do MERCOSUL é declarado de interesse pelo PARLASUL

Agência PARLASUL (17/09/2018). No LVIII Sessão Plenária do Parlamento do MERCOSUL foi aprovada a Declaração de interesse no Programa "Parlamento Juvenil MERCOSUL”, considerando prioridade garantir recursos para sua continuidade.

O Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM) é uma proposta que surgiu no âmbito do Setor Educativo do MERCOSUL com o objetivo de promover a participação dos jovens no processo de integração regional para que os estudantes troquem e reforcem a sua participação na promoção da cidadania regional.

Em suas diferentes instancias, o PJM significa uma experiência formativa para todas as pessoas envolvidas. Os participantes, além de ampliar seus conhecimentos, experimentam o funcionamento das instituições democráticas e se envolvem em discussões construtivas que lhes permitam fortalecer a sua capacidade de expressar suas ideias e desenvolver suas habilidades de pensamento crítico. Neste sentido, o PJM busca empoderar jovens, capacitando-os como participantes ativos nos grupos e comunidades de que fazem parte, vislumbrando a necessidade de se engajar ativamente na esfera pública, exercendo seus direitos e reivindicando a sua participação em decisões coletivas.

O Parlamentar Ricardo Oviedo (Argentina) patrocinou a aprovação da Declaração, informando que o Programa vinha enfrentando dificuldades no seu financiamento e implementação nas escolas da Argentina. "Nós entendemos que este é o ponto de partida, onde se pode gerar consciência de integração, consciência regional e é também um passo importante para fortalecer o conhecimento do PARLASUL em nossa comunidade", destacou Oviedo.


4ª Edição Internacional do PJM

Em outubro de 2017 foi realizada a 4ª Edição Internacional do Parlamento Juvenil do MERCOSUL, onde mais de 100 jovens representantes da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai reuniram-se em Montevidéu com o objetivo de refletir sobre questões educacionais na região.

Como resultado do trabalho, os jovens Parlamentares discutiram e votaram com base em seis áreas de trabalho. Mais tarde, durante a Sétima Sessão Especial do Parlamento do MERCOSUL, os jovens do PJM apresentaram uma Declaração Regional elaborada com base em eixos temáticos: Gênero, Direitos Humanos, Juventude e Trabalho, Participação Cidadã, Integração Latino-americana e Inclusão Educacional.

Leia a Declaração Regional do Parlamento Juvenil MERCOSUL de 2017.


Leia a declaração aprovada.