Parlamentares do MERCOSUL participarão na Assembleia EuroLatino-americana em Viena

 

Agência PARLASUL (14/09/2018). Entre 17 a 20 de setembro estará realizando-se a 11a. Sessão Plenária Ordinária da Assembleia Euro-Latino-americana (EuroLat), no Palácio Imperial de Hofburg em Viena, Áustria.

Na segunda-feira (17) se reunirá o Componente Latino-Americano, onde entre outros assuntos, discutirão o Informe do Co-Secretário do Componente Latino-americano, Humberto Peláez, quem é o Secretário Executivo do Parlatino. Também será realizada a Reunião do Foro Euro-Latino-americano da Mulher; a Reunião dos Co-vice-presidentes da EuroLat com o Comitê Econômico e Social Europeu e representantes da sociedade civil latino-americana e reuniões preparatórias internas das Co-secretarias do Parlamento Europeu e Latino-americanos.

Na terça-feira (18) se reunirão as Comissões Parlamentares, entre elas: a Comissão de Desenvolvimento Sustentável, Meio-Ambiente, Política Energética, Pesquisa, Inovação e Tecnologia; a Comissão de Assuntos Econômicos, Financeiros e Comerciais; a Comissão de Assuntos Políticos, de Segurança e de Direitos Humanos; e a Comissão de Assuntos Sociais, Jovens e Crianças, Intercâmbios Humanos, Educação e Cultura. Também se realizará a Reunião do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica com seus homólogos latino-americanos e o Grupo de Trabalho sobre Segurança, Delinquência Organizada e Transnacional, e Terrorismo.

A Sessão inaugural da 11a. Sessão Plenária Ordinária da Assembleia EuroLat ocorrerá na quarta-feira (19), onde as palavras de boas-vindas estarão a cargo de Wolfgang Sobotka, Presidente do Conselho Nacional austríaco. Também farão uso da palavra, Karin Kneissl, Ministra Federal para Europa, Integração e Assuntos Exteriores da República da Áustria; Karoline Edtstadler, Secretária de Estado do Ministério do Interior da República da Áustria; Elías Castillo, Presidente do componente latino-americano da Assembleia EuroLat e Presidente do Parlamento Latino-Americano; e Ramón Jáuregui, Presidente do Componente Europeu da Assembleia EuroLat.

Da mesma forma, durante a Sessão Plenária serão debatidos os Informes das quatro Comissões da EuroLat. Entre os temas a serem discutidos pelas comissões estão aqueles referidos à Cooperação UE-ALC no âmbito da aviação e a segurança aérea; também, sobre Justiça e luta contra a impunidade; e sobre a luta contra a criminalidade organizada na UE e a ALC. Do mesmo modo serão apresentados os resultados do encontro EuroLat - Sociedade Civil e do Foro Euro-Latino-americano da Mulher.
Por último, na quinta-feira (20), na Sessão Plenária se realizará a eleição de Co-vice-presidentes por ambos componentes da Assembleia e serão votadas as propostas de resolução incluídas nos informes apresentados pelas quatro comissões permanentes, assim como as propostas de modificação do Regimento.

No encerramento da 11a. Sessão intervirão autoridades europeias como: Paola Amadei, Diretora Executiva da Fundação União Europeia - América Latina e o Caribe; Benita Ferrero-Waldner, Presidenta da Fundação Euro-America e ex Comissária Europeia para as Relações Exteriores e Política Europeia de Vizinhança. Cabe assinalar que este dia se reunirão o Grupo Inter-Parlamentar UE-MERCOSUL, integrado pela Delegação de Parlamentares Europeus para MERCOSUL e a Delegação Externa de Parlamentares do MERCOSUL.

Para esta Sessão participarão os Parlamentares Alejandro Karlen, Diego Mansilla e Julia Perié, (Argentina); Eliana Bertón (Bolívia); Rocha (Brasil); Juan Bogado Tatter e María Eugenia Crichigno (Paraguai); Daniel Caggiani, Gustavo Penadés e Luis Enrique Gallo (Uruguai); Eudoro González, Oscar Ronderos e Timoteo Zambrano (Venezuela).

Leia o Programa completo aqui