Parlamentares apoiam obras do "Paso Las Leñas" como Eixo de Integração e Desenvolvimento

Agência PARLASUL (06/09/2018). No dia 20 de agosto, no Plenário do Parlamento do MERCOSUL, foram aprovadas propostas referentes às obras de infraestrutura necessárias para a construção do túnel internacional “Paso Las Leñas’’.

Na primeira Recomendação, o PARLASUL solicita à República Argentina e à República do Chile que se realizem as gestões pertinentes para iniciar a construção do túnel internacional, que unirá a cidade de San Rafael, Província de Mendonça – Argentina e Rancagua, Região de O’ Higgins – Chile.

Na segunda Recomendação, o Parlamento recomenda ao Conselho do Mercado Comum (CMC) elevar este projeto ao Conselho Sul-americano de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN) para que sejam incorporadas à lista de obras estratégicas do Eixo MERCOSUL – Chile.

A Parlamentar Cecilia Britto explicou, como autora do primeiro Projeto de Recomendação, que a obra está destinada a promover e melhorar o trânsito de pessoas, bens e serviços nos eixos de integração e desenvolvimento bioceânico, conseguindo assim uma integração real entre os povos que conformam o MERCOSUL.

O Parlamentar Gabriel Fidel, Representante de Mendonça, província que forma parte do Eixo MERCOSUL – Chile, como autor do segundo projeto, lembra a importância de consolidar a Carteira de Projetos para a integração da infraestrutura regional, a través dos Eixos de Integração e Desenvolvimento (EID).

Além disso, Fidel assinalou que a Câmara de Deputados da Província de Mendonza, a través da Resolução Nº 985 de 2016, solicitou que se realizem as gestões para que o “Paso Las Leñas” seja incorporado ao COSIPLAN.

Os Eixos de Integração e Desenvolvimento são uma faixa multinacional de território dotado de recursos naturais, assentamentos humanos, áreas produtivas e serviços logísticos; articulada pela infraestrutura de transporte, energia e comunicações. A utilização deste conceito permite identificar e impulsionar projetos de infraestrutura.

A construção do “Paso Las Leñas” permitiria o fluxo de transporte de mercadorias para e a partir do Pacífico, com um crescimento sustentado e com uma projeção futura de forma exponencial, além de ser uma das ferramentas que potencializa as economias dos municípios argentino e chileno.

Dados e Cifras

O "Paso Las Leñas" estaria operando durante os 365 dias do ano.

Pelas passagens internacionais de Mendonza conflui o maior tráfico comercial terrestre, aproximadamente 70%, entre Chile e MERCOSUL.

Será uma passagem de fronteira que irá unir a Província de Mendonza na República Argentina e a Região de O'Higgins na República do Chile.

O novo passo fronteiriço estará localizado entre a bacia alta do Rio Atuel na Argentina e o Valle del Cortaderal no Chile.

A construção de um novo caminho conformará um novo corredor bioceânico que conectará o Porto de San Antonio com o de Buenos Aires em somente 1.388 kilômetros.

 

Leia a 1ª Recomendação aqui.

Leia a 2ª Recomendação aqui.