Agência PARLASUL (05/09/2018). No último dia 30 de agosto se realizou o 1º. Encontro Regional “Por uma Educação para a paz”, atividade promovida pela Parlamentar Benita Díaz Pérez, em sua qualidade de Presidenta da Delegação Boliviana, e membro da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Esporte do Parlamento do MERCOSUL, na cidade de Yacuiba, na Bolívia.
Este evento se realizou no marco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovado em setembro de 2015 nas Nações Unidas. Este encontro tem como objetivo poder comunicar, recolher e sensibilizar a sociedade civil em aspectos referentes à educação para a convivência pacífica no país. Assim também, a Parlamentar Benita Díaz Pérez indicou que esta será a primeira de várias atividades que realizará o Estado.
A atividade contou com a participação do Ministério de Educação com a presença de Eduardo Cortez Baldiviezo, Vice-Ministro de Educação Superior e Formação Profissional do Estado Plurinacional da Bolívia, quem ressaltou os grandes avanços com os que contam a Bolívia desde a Constituição Política do Estado, como a Lei de Educação Avelino Siñani - Elizardo Pérez Nº 070, a Agenda Patriótica 2025 referente à convivência pacífica, o Plano de Desenvolvimento Econômico Social (PDES), reafirmando que Bolívia é um país que promove a paz.
Na meta 4.7 da Agenda dos ODS, se busca “para 2030 assegurar que todos os alunos adquiram os conhecimentos teóricos e práticos necessários para promover o desenvolvimento sustentável, entre outras coisas, através da educação para o desenvolvimento sustentável e os estilos de vida sustentáveis, os Direitos Humanos, a igualdade de gênero, a promoção de uma cultura de paz e não violência, a cidadania mundial e a valoração da diversidade cultural e a contribuição da cultura ao desenvolvimento sustentável, entre outros meios”. Assim como, se encontra no Plano de Desenvolvimento Econômico e Social 2016-2020 que estabelece o desenvolvimento integral para viver bem mediante a Lei N° 786 que o Estado Plurinacional da Bolívia põe em vigência.
Por sua parte, a Parlamentar Benita Díaz afirmou que, “o tema da educação para a paz vem sendo trabalhado em diferentes Organismos Parlamentares Supraestatais como o Parlamento do MERCOSUL”. Indicando que a presente atividade se efetua no marco do estabelecido no artigo 4º do Protocolo Constitutivo do PARLASUL, o qual implica desenvolver reuniões públicas, sobre questões vinculadas ao desenvolvimento do processo de integração e temas que involucrem ao MERCOSUL com as entidades da sociedade civil, como é o tema da educação para a paz.
Fonte: Assesoria da Parlamentaria Benita Díaz Pérez