Aprovados convênios de cooperação entre universidades argentinas e o PARLASUL

Agência PARLASUL (03/09/2018). O Parlamento do MERCOSUL, na passada Sessão Plenária realizada no dia 20 de agosto, aprovou duas Disposições referentes à realização de Convênios de cooperação acadêmica, científica e tecnológica entre o Parlamento do MERCOSUL e distintas Universidades da República Argentina.

O Parlamento do MERCOSUL aprovou os convênios com a Universidade Nacional de Santiago del Estero e a Universidade Católica de Santiago del Estero, ambas da Argentina. Os Parlamentares estão convencidos de que a cooperação interinstitucional resulta ser uma ferramenta primordial em todo projeto que busca ser abordado desde una perspectiva integral, inclusiva e multidisciplinar.

Para a Parlamentaria Ana María Corradi (Argentina), Representante da Província de Santiago del Estero, é muito importante gerar as instâncias e os instrumentos propícios para a difusão do papel do Parlamento do MERCOSUL no desenvolvimento e consolidação do processo de integração regional. “Através destes convênios se busca construir, melhorar e democratizar o conhecimento do PARLASUL e do MERCOSUL”, indicou Corradi.

Estes acordos vão propiciar a elaboração de mecanismos adequados para a análise de necessidades e problemáticas que pesam na região, em temas relacionados à cultura, saúde, migrações e educação entre outros. Também se mobilizariam canais de colaboração entre os Estados Partes e suas respectivas instituições, que tem a tendência de estabelecer graus de desenvolvimento sustentáveis.

Leia a 1ª Disposição aqui.

Leia a 2ª Disposição aqui.