PARLASUL ressalta importância do Instituto Balseiro para a região

Agência PARLASUL (31/08/2018). Parlamentares do MERCOSUL, na última Sessão Plenária realizada em 20 de agosto, aprovaram a Declaração através da qual se destaca a criação do Instituto Balseiro, como um centro acadêmico para especialistas em Ciências e Engenharia da República Argentina.

Os Parlamentares aprovaram esta Declaração considerando o expressado no Protocolo Constitutivo do Parlamento do MERCOSUL e no Tratado de Assunção, onde se estabelece a necessidade de promover “…o desenvolvimento científico e tecnológico (…) em benefício de seus cidadãos”. Assim como também, se enuncia no Decálogo do PARLASUL, aprovado em 2017, onde em seu Art. 8 se declara promover “o desenvolvimento científico e tecnológico para uma melhor qualidade de vida”.

É por isso que há sessenta e três anos da criação do Instituto Balseiro, o PARLASUL destaca a relevância de um dos centros de estudos de maior reputação da Argentina e da região na formação de profissionais altamente qualificados para a realização de projetos de complexidade tecnológica.

O Instituto Balseiro é uma instituição pública e gratuita, de prestígio internacional. Criado em 22 de abril de 1955, quando o Presidente Juan Domingo Perón assinou o convênio que o estabeleceu como Instituto de Física de Bariloche, e funcionava nas instalações do Centro Atômico Bariloche (CAB). Seu primeiro diretor foi o Doutor em Física José Antonio Balseiro, com cujo nome foi rebatizado o Instituto depois de sua morte em 1962.

Este Instituto se encontra em Bariloche, Argentina, e possui carreiras de grado em Física, Engenharia Nuclear, Engenharia Mecânica e Telecomunicações, mestrados e doutorados em Ciências Físicas, Física Médica e Engenharia, conformando um centro de ensino único na região que aporta profissionais de excelência para o desenvolvimento das ciências na Argentina.

Leia a Declaração completa aqui.