Agência PARLASUL (29/08/2018). Na Sessão Plenária passada o Parlamento do MERCOSUL aprovou a Recomendação ao Grupo Mercado Comum (GMC) promovendo a realização de estudos técnicos e científicos para realizar campanhas similares a “Os colossos da Terra” realizada pela ONG “A todo pulmão, Paraguai respira”, nos Estados Partes do MERCOSUL.
O Parlamento no ano de 2009 declarou de interesse regional a campanha “A todo pulmão, Paraguai respira”, que consiste em uma série de atividades pro-reflorestação e conscientização ecológica e florestal realizadas no citado Estado Parte. Com este Ato, Paraguai e o Parlamento do MERCOSUL ratificam seu compromisso de preservar o medio ambiente.
No Paraguai estas ações tem conseguido um grande impacto, já que se busca a reflorestação de mais de 14 milhões de árvores; a distribuição de árvores para serem plantados na reconstrução de bosques, parques, praças, utilizando espécies nativas, exóticas e mistas; e a criação de corredores biológicos, entre outros objetivos.
“A todo pulmão, Paraguai respira”, é uma Organização não Governamental paraguaia que desenha, desenvolve e implementa campanhas e projetos ambientais integrais com o fim de criar consciência, promover boas práticas para a produção sustentável e gerar estratégias que contribuam a mitigar os efeitos do câmbio climático.
Na Recomendação aprovada se agrega a atividade “Os colossos da Terra”, que é um concurso que premia às árvores de maior tamanho, até o momento realizado no Paraguai, e busca conscientizar à população sobre a importância de preservar os bosques nativos e o cuidado das árvores. Cabe destacar, que já se realizaram sete edições de forma anual em conjunto com Itaipú Binacional e a Cooperativa San Cristóbal.
Imagens de “Os colossos da Terra”
Leia a Recomendação completa aqui.