Parlamentar Karlen solicita informações sobre as obras de aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Montevidéu

Agência PARLASUL (15/08/2018). O Parlamentar Alejandro Karlen (Argentina) apresentou um Pedido de Informações pelo qual o Parlamento do MERCOSUL solicita ao Conselho do Mercado Comum (CMC), requerer ao Ministério de Relações Exteriores de Argentina que efetue um Relatório completo sobre a atuação da Delegação argentina na Comissão Administrativa do Rio da Prata (CARP), com relação às obras de aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Montevidéu.

No primeiro semestre deste ano, a CARP autorizou o aumento de 14 metros na profundidade do canal de acesso ao porto de Montevidéu. Segundo o Ministro de Transporte do Uruguai, Víctor Rossi, a obra permitirá receber os barcos de maior calado que existem no mundo. A iniciativa está prevista no Plano Mestre 2018-2035 coordenado pela Administração Nacional de Portos.

Frente a isso, o Parlamentar Karlen se preocupa com a possibilidade de que as obras no canal de acesso ao porto de Montevidéu incidam de forma prejudicial na construção de um novo canal argentino, denominado Magdalena, para derivar a carga do porto de Buenos Aires por uma via própria. Por isso afirma que diante deste contexto, o Governo argentino deveria despejar qualquer tipo de dúvida em torno a estas negociações bilaterais.

A Comissão Administradora do Rio da Prata, responsável pela decisão, é um organismo binacional que se encarrega da administração, arrecadação de pedágio e controle de trânsito dos navios que navegam no canal, assim como das tarefas de dragagem, balizamento e manutenção das condições de navegabilidade. A partir do ano de 2013, Argentina e Uruguai assumiram a gestão direta do canal, o que se entende como um marco na estratégia binacional e um desafio no processo de fortalecimento institucional e articulação de ações para a gestão do Rio da Prata.

Dessa forma, a Proposta apresentada pelo Parlamentar, além de realizar um Pedido de Informações sobre a temática, também solicita que tais informações sejam derivadas à Comissão de Assuntos Internacionais, Inter-regionais e de Planejamento Estratégico do PARLASUL a fim de incorporar os antecedentes para seu posterior tratamento.

Com informações do Montevideo Portal e Presidência da República Oriental do Uruguai.