Agência PARLASUL (14/08/2018). O Parlamentar Ricardo Canese (Paraguai) apresentou na última segunda-feira (13) um Projeto de Declaração que deverá ser votado no Plenário do PARLASUL. Esta Proposta solicita que as obras de navegação de Itaipu sejam declaradas de interesse para o processo de integração do MERCOSUL.
A este respeito, o Parlamentar indicou que a obra tem mais de quarenta anos de atraso, remarcando que “as obras de navegação não foram realizadas, mesmo quando o Tratado de Itaipu entre o Paraguai e o Brasil as prevê”.
Itaipu é uma empresa binacional, do Paraguai e Brasil, criada sobre a base do Tratado celebrado em 26 de abril de 1973 entre ambos os países, para o melhor "aproveitamento hidroelétrico dos recursos hidráulicos do Rio Paraná".
Neste sentido, Canese recordou o acordo entre os Ex-Presidentes do Brasil e do Paraguai, Luis Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo, respectivamente, assinado em 25 de julho de 2009, em que ambos os países se comprometiam à realização destas obras de navegação.
Em função deste acordo, se realizou um estudo de pré-factibilidade concluído em 2010 e que demonstrava que a melhor alternativa era construir um canal e reclusas de navegação pela margem paraguaia.
Segundo o Parlamentar, em agosto deste ano, se publicaram os resultados do Estudo de Factibilidade levado a cabo pelas empresas Witteveen+Bos (Holanda) e a CNR Ingénierie (França) contratadas por Itaipu Binacional, onde se confirma a factibilidade do projeto e recomenda a execução das obras, reforçando assim as conclusões obtidas pelo estudo prévio.
Itaipu binacional é líder mundial na produção de energia limpa e renovável, havendo produzido mais de 2,3 bilhões de MWh desde o inicio das suas operações, em 1984. Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, Itaipu proporciona aproximadamente 15% da energia consumida no Brasil e 75% da utilizada no Paraguai.