Delegação do Paraguai no PARLASUL apoiará a extensão do Fundo para Agricultura Familiar

Agência PARLASUL (01/08/2018). A Delegação paraguaia no Parlamento do MERCOSUL, no âmbito da Comissão de Infraestrutura, Transportes, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca, se reuniu com a engenheira Ursina Leguizamón, Coordenadora alterna da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do MERCOSUL (REAF).

REAF é um órgão consultivo especializado do Grupo Mercado Comum (GMC) e do Conselho do Mercado Comum (CMC), onde as questões que afetam a agricultura familiar são discutidas, propondo-se políticas públicas regionais, a fim de superar as assimetrias existentes nas populações rurais.

Na ocasião, Leguizamón abordou os objetivos gerais da REAF entre os quais se destacam o fortalecimento de políticas públicas a nível regional, a promoção e facilitação do comércio da agricultura familiar, soberania e segurança alimentar, acesso à terra, promoção e facilitação do comércio agrícola.

Informou ainda que o diálogo entre os representantes do governo e a sociedade civil está sendo buscado a nível nacional, sendo o maior desafio à efetiva inclusão da agricultura familiar nas cadeias produtivas. “Os aspectos sanitários e o uso de tecnologia ainda estão em desenvolvimento em nosso país, e existem desigualdades bem conhecidas em relação aos demais países da região”, disse Leguizamón.

Fundo de Agricultura Familiar do MERCOSUL (FAF)

O Fundo para Agricultura Familiar foi constituído por meio da Decisão CMC n° 06/09, que visa financiar programas e projetos de incentivo à agricultura familiar e permitir uma ampla participação de atores sociais em atividades relacionadas ao tema. O fundo tem uma duração de 5 anos, atualmente prorrogado até dezembro de 2018. "A Delegação do Paraguai no Parlamento do MERCOSUL, considerando a importância da REAF no desenvolvimento do programa de agricultura familiar, se compromete em apoiar e promover a extensão do FAF por mais 5 anos e sob as mesmas condições, garantindo o financiamento dos projetos já em curso", afirmou o Parlamentar Enzo Cardozo, Presidente da Comissão.

"Para o nosso país é importante que as pequenas propriedades agrícolas ou produtores recebam apoio do governo, neste caso do MERCOSUL, para que possam acessar a tecnologia, melhorar a produção e que a intermediação seja eliminada de modo a que os agricultores recebam um preço justo pela venda de suas mercadorias", declararam os Parlamentares.

Participaram da reunião os Parlamentares Enzo Cardozo, Ricardo Canese, José Torres, Blanca Lila Mignarro, Edith Benitez, Manuel Morínigo, Milcíades Dure, Neri Olmedo, Luis Neuman, Atilio Penayo, Maria Eugenia Crichigno e Jorge Torales.

Com informações da Unidade de Enlace Paraguai.