Projeto de obra Passo Internacional Las Leñas na agenda do PARLASUL

Agência PARLASUL (23/07/2018). No ano de 2016, o Parlamento do MERCOSUL declarou de interesse regional a conformação do Eixo Binacional Argentino-Chileno para o Projeto Passo Internacional Las Leñas, devido à sua importância técnica e econômica para a competitividade e a conectividade da região.

O Passo Internacional Las Leñas será um passo fronteiriço que unirá a Província de Mendoza na República Argentina e a Região de O'Higgins na República do Chile. Recebe o nome de Las Leñas, cidade na Cordilheira localizada no lado argentino.

Atualmente, está em debate no Parlamento do MERCOSUL uma nova Proposta, de autoria do Parlamentar argentino Gabriel Fidel, que recomenda ao Conselho do Mercado Comum (CMC) elevar este Projeto ao Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN), dependente da União das Nações Sul-Americanas (UNASUR) para a inclusão do Passo Internacional Las Leñas na carteira de projetos da Iniciativa para a Integração de Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA).

A este respeito, o Parlamentar Gabriel Fidel comenta que é de suma importância para Mendoza a Declaração de Interesse deste projeto, “é um passo fundamental e beneficiará à Mendoza a dar-lhe visibilidade e melhorar a busca de financiamento para concretizar o avanço da obra".

Cabe assinalar que no dia 5 de julho deste ano, se reuniu a Entidade Binacional Passo Las Leñas (Ebileñas), na cidade de Buenos Aires, para tentar agilizar o referido projeto. A este respeito, autoridades argentinas notificaram que esperam resposta do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre o financiamento de trabalhos de campo.

Porque se deve construir o Passo Internacional Las Leñas

Permitirá conectar em tempo recorde a província de Mendoza com o Porto de San Antonio, no Chile, o qual agilizará o transporte de carga de umas 30 milhões de toneladas por ano entre ambos os países.

De acordo a diversos protocolos, recomendações e estudos realizados entre Chile e Argentina, é a melhor alternativa de comunicação terrestre entre o Oceano Pacífico e o Atlântico, a qual estaria habilitada os 365 dias do ano. Também se transformaria numa oportunidade real para o surgimento de negócios e investimentos agrícolas, florestais e minerais na região de Libertador General Bernardo O’Higgins.

Finalmente, o Passo Las Leñas estaria posicionado a somente 85 quilômetros de Santiago de Chile, transformando-se em uma alternativa idônea para o Passo Los Libertadores, especialmente no inverno.

Leia aqui o Projeto de Recomendação.

Infográfico da Unidade de Comunicações da Corporação do Libertador