Agência PARLASUL (2018/07/20). Fundada em 25 de julho de 1553, a cidade de Santiago del Estero realiza diversas atividades culturais nos próximos dias para comemorar a fundação da cidade.
Amanhã (21) ocorrerá a XVI Edição da “Marcha de los Bombos Despierta Ashpa al Son de los Bombos... y marcha”, onde participarão artistas da sociedade e do folclore santiaguense.
Este evento cultural, declarado de interesse turístico como um feriado nacional, acontece alguns dias antes da celebração do aniversário da fundação da cidade, a conhecida Madre de Ciudades da Argentina, tornando-se uma marca característica da província de Santiago del Estero.
Milhares de pessoas participam de diferentes partes da capital e La Banda, de onde saem filas de pessoas com grandes tambores. Concentram-se na Avenida Belgrano e Libertad e de lá se dirigem ao Parque Aguirre para cantar o hino provincial dos santiaguenses, la chacarera Añoranzas.
De acordo com a Parlamentar Ana Maria Corradi, autora da Proposta no Parlamento do MERCOSUL que declara o evento de interesse cultural, "o repiquetear de um bombo expressa o sentido de arraigo do santiaguenho a sua terra. Seu arraigo às suas raízes e o orgulho da sua identidade. Constitui uma clara expressão da cultura popular, compartilhada por milhares de pessoas que ano a ano chegam à esse estado da Argentina a disfrutar da música e seus costumes” . A marcha de los Bombos nasceu no Patio de um santiaguenho, o índio Froilán Gonzales, que é Luthier, segundo a descrição que realiza o músico Peteco Carabajal .
A marcha sai às 8 da manhã deste sábado (21) e sexta-feira (20) à noite, será realizada a Vigília, na cidade de La Banda, e no Pátio do índio Froilan (capital). Cabe destacar que, durante la Vigília del Pátio, a Parlamentar Corradi apresentará para os presentes e para os meios de comunicação a Declaração de interesse do PARLASUL.