Agência PARLASUL (20/07/2018). A Delegação do Paraguai no Parlamento do MERCOSUL, no âmbito da Comissão de Infraestrutura, Transporte e Recursos Energéticos, manteve um encontro, na última quinta-feira (19), com o Presidente do Centro de Armadores Fluviais e Marítimos do Paraguai (CAFyM), Juan Carlos Muñoz.
O Parlamentar Enzo Cardozo (Paraguai), Presidente da Comissão, ao inicio da reunião manifestou que um dos principais eixos da agenda da Delegação do Paraguai é justamente a Hidrovia Paraguai–Paraná, considerando vital para o desenvolvimento de seu país esta via navegável.
Por sua vez, Muñoz celebrou este relacionamento institucional e apresentou a situação atual da Hidrovia Paraguai–Paraná, por onde se canaliza 85% do comercio. Destacou que Paraguai conta com a terceira maior frota fluvial a nível mundial, somente superada pelos EUA e a China, contando com uma frota aproximada de 5.000 barcaças, rebocadores e embarcações de bandeira paraguaia, transportando aproximadamente 20 milhões de toneladas estáticas/ano, sendo a soja e seus derivados o principal rubro transportado.
Importância para Paraguai
Considerando o valor estratégico da Hidrovia para nosso país, coincidiram que os desafios incluem promover a redução dos custos logísticos, que implicam entre 18% e 35%; manter a navegabilidade em forma dinâmica e expeditiva através do dragado e sinalização; incorporação de tecnologias e modernizar a infraestrutura portuária atendendo sempre o respeito ao meio ambiente.
“A aposta por empresários nacionais e internacionais no rubro naval tem sido muito importante, contando na atualidade com 13 estaleiros, 31 portos, gerando empregos e ocupando mão de obra”, assinalou Muñoz.
Projeções
As projeções a longo prazo das exportações e importações demonstram uma tendência crescente no volume de cargas, que ao acumular o tráfico pela Hidrovia para o ano de 2030, para Paraguai, Brasil e Bolívia, se alcançariam as 60 milhões de toneladas.
Compromisso
Os Parlamentares do MERCOSUL se comprometeram a impulsionar a harmonização das legislações na matéria e trabalhar com o grêmio da indústria naval na apresentação de um Plano Estratégico de Logística Comercial Regional, além de velar pela eliminação de travas e livre trânsito entre os Estados Partes. “Nosso país é o mais prejudicado por sua condição de país sem litoral marítimo, cujas consequências econômicas e sociais são por demais importantes. Apoiaremos e estaremos atentos aos resultados da próxima reunião da Comissão de Acordo do Comitê Intergovernamental da Hidrovia (CIH), a se realizar entre os dias 31 de julho e 1º de agosto, na cidade de Brasília, onde a Comissão Nacional da Hidrovia apresentará propostas para modificar a regulamentação de infrações e serviços”, mencionou o Parlamentar Enzo Cardozo.
Participaram do encontro os Parlamentares do Paraguai, Ricardo Canese, José Torres, Blanca Lila Mignarro, Edith Benítez, Manuel Morínigo, Juan Félix Bogado, Neri Olmedo e o almirante Roig Benítez, assessor técnico da CAFyM.
Fonte: Unidade de Enlace da Delegação Paraguaia no Parlamento do MERCOSUL