Observatório da Democracia do PARLASUL acompanha o processo eleitoral mexicano

Agência PARLASUL (07/02/2018). O Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL (ODPM) concluiu neste domingo (1º) uma importante missão de acompanhamento do processo eleitoral mexicano. A missão foi composta pela Parlamentar Benita Diaz (Bolívia), pelo Parlamentar Sebastián Sabini (Uruguai) e pelo Diretor do Observatório Alexandre Andreatta.

Na sexta-feira (29/6), os membros da missão do ODPM deram continuidade às atividades e conheceram os aspectos jurídicos e políticos do sistema eleitoral mexicano. Para estas eleições, além dos cargos a nível federal, mexicanos e mexicanas também elegeram a nível local: 8 governadores, 1 chefe de governo, 972 Deputados, 1.237 Vereadores, 19 Regidores étnicos, 12.013 Regidurías, 1.596 Prefeitos, 1.664 sindicatos. Para os Conselhos municipais são: 96 Regidurías, 24 Síndicos, 24 Presidências. No total, haviam mais de 18 mil postos em disputa.

No sábado (30 de junho), uma série de reuniões foi realizada com os representantes dos candidatos à presidência do México. Estiveram presentes representantes das Coalizões Por México al Frente; Todos por México; Juntos haremos historia; e o candidato independente Jaime Rodriguez Calderon. Os representantes das coligações e do candidato independente apresentaram pontos, queixas, reclamações e dados sobre a jornada eleitoral.

No domingo (1º), a missão do Observatório da Democracia iniciou o acompanhamento do processo eleitoral. Os Parlamentares Sebastián Sabini (Uruguai) e Benita Diaz (Bolívia) testemunharam a abertura das seções eleitorais em Belisario Domínguez, município de Tlalpan. O Parlamentar Sebastián Sabini destacou que "o Observatório da Democracia desempenha um papel de apoio muito importante, fornece garantias aos eleitores e aos membros da mesa. Fomos muito bem recebidos em todos os locais de votação."

O processo de contagem foi acompanhado pelo ODPM em Colonia Izidro Fabela. Em seguida, aconteceu a contagem dos votos depositados nas urnas com a presença dos delegados do Movimiento de Regeneración Nacional - MORENA, Partido Revolucionario Institucional e do Partido Revolução Democrática.

Os observadores também acompanharam, na sede do Programa de Visitantes Estrangeiros, a divulgação dos primeiros números preliminares das eleições. Observou-se o rápido processamento de dados da pré-contagem, o que permitiu conhecer o vencedor da disputa presidencial às 23h. Com os dados recebidos pelo Comitê Técnico Consultivo, o Instituto Nacional Eleitoral informou que com 53% dos votos, Andrés Manuel López Obrador foi eleito Presidente dos Estados Unidos do México.