Missão de observação eleitoral do PARLASUL participará nas eleições do México

Agência PARLASUR (28/06/2018). O Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL (ODPM) vai participar no próximo domingo (01) da fase final do Processo Eleitoral Federal 2017-2018 dos Estados Unidos Mexicanos. Serão eleitos Chefe de Estado e de Governo, além de 128 senadores e 500 deputados federais.

No sistema eleitoral mexicano, dos 128 senadores, 64 senadores serão eleitos pelo princípio da maioria relativa, 32 senadores pelo princípio da representação proporcional e 32 senadores da primeira minoria.

O sistema eleitoral mexicano é misto, onde é usado pela maioria relativa, a representação proporcional e a primeira minoria. A maioria relativa e o voto direto dos cidadãos mexicanos são usados para o cargo de presidente.

Para a Câmara dos Deputados, 300 serão eleitos por maioria relativa pelo sistema de círculos uninominais e 200 pelo princípio da representação proporcional em círculos plurinominais votou. As eleições federais são organizadas pelo Instituto Nacional Eleitoral, autoridade eleitoral de caráter nacional.

A missão do ODPM está composta pelos parlamentares Benita Diaz (Bolívia) e Sebastian Sabini (Uruguai). Até domingo, os Parlamentares terão uma série de ewuniões e intercambios com o Instituto Nacional Eleitoral e do Tribunal Eleitoral do México, além de visitas a diferentes centros de votação.

Para entrar em contato com a Missão de Observação Eleitoral do Parlamento do MERCOSUL +55 61 99 621 66 85.

Acompanhe a cobertura especial das eleições presidenciais na Colômbia através das redes sociais do PARLASUR:
https://twitter.com/PARLASUR
https://www.facebook.com/Parlamento.del.Mercosur/
https://www.instagram.com/parlasur/