Agência PARLASUL (23/06/2018). Durante a LV Sessão Ordinária, o Parlamento do MERCOSUL aprovou uma recomendação ao Conselho do Mercado Comum (CMC) para criar um Centro de Negócios e Planejamento Industrial Industrial do MERCOSUL na cidade de Corrientes, na República Argentina.
A Recomendação considera que a promoção comercial conjunta de bens, mercadorias e serviços gerados nos Estados Partes estimulará sua maior participação no comércio internacional e que a divulgação da origem do MERCOSUL como sinal de qualidade trará maiores benefícios diretos aos Estados Partes. Enfatizando que, para este efeito, é necessário criar os instrumentos que permitam a instalação deste Centro de Negócios na Província de Corrientes.
O documento enfatiza que a Província de Corrientes é um importante pólo de desenvolvimento regional da República Argentina, com mais de um milhão de habitantes, formando um centro comercial estabelecido em uma importante região produtiva agropecuária. Além de constituir um ponto de interseção dos principais corredores de transporte com caráter multimodal, fazendo fronteira com três países.
O autor do projeto, o Parlamentar argentino Alejandro Karlen, enfatiza que "são necessárias maiores oportunidades para que possamos interagir entre os Estados Partes, para que nossos empresários possam trabalhar juntos e para todas as indústrias, que possam se desenvolver e aumentar seu potencial".
Dessa forma também se recomenda a Reunião Extraordinária do MERCOSUL de Promoção Comercial Conjunta (REPCCM) para levantar o Grupo Mercado Comum (GMC) uma proposta contendo as diretrizes, características, financiamentos e outros elementos necessários para a implementação do centro.