Estudarão dispor recursos para projetos de interconexão terrestre na Argentina

 

Agência PARLASUL (21/06/2018). Na última Sessão Plenária, Parlamentares do MERCOSUL aprovaram várias Recomendações onde solicitam o estudo de factibilidade de investimento de vários Projetos de interconexão terrestre nas províncias de Corrientes, Santa Fe e Misiones, todas na Argentina.

O Parlamento recomenda ao Conselho do Mercado Comum (CMC) analisar a factibilidade para que o Fundo para a Convergência Estrutural do MERCOSUL (FOCEM) financie a construção de um terminal de ônibus. Este projeto forma parte complementaria da Conexão rodoviária Reconquista-Goya, sendo parte de projetos multimodais de transportes regionais, nacionais e internacionais, como são os Eixos Capricórnio e MERCOSUL-Chile, ambos do Sistema COSIPLAN (Conselho Sul-americano de Infraestrutura e Planejamento), o esquema de integração ZICOSUR (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul) e a Hidrovia Paraná - Paraguai.

Desta mesma forma, se recomenda ao CMC o estudo do Projeto de conexão com a Paragem de Yahapé, na localidade de Berón de Astrada,província de Corrientes, o qual tem por objeto completar a conexão entre a região da Mesopotâmia Argentina (Províncias de Misiones, Corrientes e Entre Ríos) com o resto do país e dos Estados Partes do MERCOSUL.

Esta serie de obras beneficiariam a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos turísticos, essenciais no desenvolvimento das províncias de Corrientes e Santa Fe. Portanto, a importância de instar às autoridades argentinas e outros organismos nacionais pertinentes para pôr em funcionamento as obras que foram pautadas sobre final do ano de 2015.

O Parlamento também exorta ao governo argentino a realizar obras de infraestrutura necessárias para o acondicionamento das vias férreas existentes nas províncias de Corrientes e Misiones, tomando em conta o objetivo de preservar a competitividade das economias dos Estados Partes e o desenvolvimento regional.

Os enlaces logísticos requerem de infraestruturas rodoviárias e ferroviárias que ainda não estão no nível das comunicações e seria de vital importância para a província de Misiones que se estendam os ramais existentes ao interior desta, com a incorporação de novas unidades para o transporte de carga. Isto se deve ao beneficio que implicaria que os produtores regionais contem com um frete menos custoso para se posicionar no mercado com preços mais competitivos em comparação com os que possuem produtores da zona centro do país.

Os Parlamentares do MERCOSUL argumentaram que, atualmente, um 50% da carga transportada por todos os trens de carga são grãos e derivados (pellets, óleos); e aproximadamente 75% do total são cargas a granel. Portanto, é necessário incrementar e fortalecer a capacidade de armazenagem em estações ferroviárias, desenvolvendo tecnologias que busquem a flexibilidade e à integração.

É importante assinalar que o Fundo para a Convergência Estrutural do MERCOSUL (FOCEM) está destinado a financiar programas para promover a convergência estrutural; desenvolver a competitividade; promover a coesão social, em particular das economias menores e regiões menos desenvolvidas, e apoiar o funcionamento da estrutura institucional e o fortalecimento do processo de integração.

Leia aqui as Declarações aprovadas:

REC.08/2018 - CONSTRUCCION DE LA TERMINAL DE OMNIBUS DE LA CIUDAD DE GOYA (CORRIENTES) EN LA RCA. ARGENTINA Y UNA SERIE DE OBRAS DE INTERCONEXION VIAL

REC.09/2018 - OBRAS DE INFRAESTRUCTURA EN EL ACCESO A YAHAPE TRAMO R.N.N N° 12 (CORRIENTES) EN LA RCA. ARGENTINA

REC.10/2018 - INSTAR A LAS AUTORIDADES DE LA RCA. ARG., A QUE A TRAVES DEL AREA DE INFRAESTR. Y DEMAS ORG. NAC., CON EL OBJ. DE DAR INICIO A LAS OBRAS QUE FUERAN PAUTADAS A FINES DEL 2015