PARLASUL se reúne em Assunção prévio à Cúpula de Presidentes

Agência PARLASUL (15/06/2018). Nos próximos dias 17 e 18 de junho, serão realizadas em Assunção (Paraguai) a CVIII Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum e a LII Cúpula de Chefes de Estados Partes do MERCOSUL e Estados Associados, atividades com a que o Paraguai terminará o exercício da Presidência Pro Tempore que exerceu durante o primeiro semestre do ano.

Antes do encontro, em que participarão as mais altas autoridades do Estados Partes, serão realizadas também várias reuniões preparatórias para finalizar a Presidência Pro Tempore (PPT) que exerceu Paraguai neste semestre, para dar a bem-vinda a Uruguai, que estará a cargo da PPT nos próximos seis meses.

Para o Chanceler do Paraguai, Eladio Loizaga, os últimos seis meses de trabalho como Presidência Pro Tempore têm sido muito dinâmicos, em especial a agenda externa do MERCOSUL, “já que neste período tivemos dois lançamentos de negociações comerciais para um Acordo de Livre Comércio, uma entre o MERCOSUL e Canadá, que se realizou aqui no Paraguai, e a última que fizemos no dia 25 de maio em Seul, para também iniciar um processo negociador entre o MERCOSUL e a República da Coreia”, disse Loizaga.

A Cúpula do MERCOSUL também receberá relatórios de gestão desenvolvida por diferentes órgãos, como o Instituto Social, o Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos, o Parlamento do MERCOSUL e o Tribunal Permanente de Revisão, entre outros.

Mesa Diretora

Neste sábado (16) às 16h no Hotel Crowne Plaza Asunción, a Mesa Diretora do Parlamento do MERCOSUL realizará sua reunião ordinária em Assunção, prévio às atividades da Cúpula de Presidentes. Estarão presentes o Presidente Tomas Bittar (Paraguai), e os Vice-presidentes e Chefes de Delegação Hernan Cornejo e Walter Nostrala (Argentina); Arlindo Chinaglia (Brasil); Alfonso González Nuñez (Paraguai); Daniel Caggiani (Uruguai); Luis Rondon (Venezuela); e Eliana Bertón (Bolivia).

Os Parlamentares também participarão das reuniões da Cúpula de Presidentes e do Conselho do Mercado Comum, onde em esta última instância está prevista uma intervenção do Presidente Tomás Bittar, em nome do Organismo.

A próxima Sessão Plenária do Parlamento do MERCOSUL está convocada para o dia 2 de julho, na cidade de Montevidéu, Uruguai.

Com informações do Ministério de Relações Exteriores do Paraguai.