Declarações reafirmam compromisso do PARLASUL com a defesa da Educação

Agência PARLASUL (16/06/2018). Duas Declarações relacionadas ao reconhecimento da educação, da liberdade de cátedra e do ensino da história e do pensamento latino-americano foram aprovadas, na terça-feira 29 de maio, durante a LV Sessão Ordinária do PARLASUL.

A Proposta promovida pela Parlamentar argentina Ana María Corradi declara de interesse por parte do Parlamento do MERCOSUL a criação do “Diploma em ensino de História e Pensamento Latino-Americano” no âmbito da Escola de Inovação Educativa da Universidade Nacional de Santiago del Estero (Argentina).

A Parlamentar Corradi fundamentou a Proposta expressando que “esta é uma iniciativa acertada, que surge de um compromisso firme que existe dentro de seus funcionários e autoridades e que consideram imprescindível e importante que estudantes e professores aprendam e ensinem a história e o pensamento latino-americano, a partir da América Latina e na América Latina.”

Também foi aprovada nesta Sessão uma Proposta de Declaração de autoria da Parlamentaria Fátima Bezerra (Brasil) que em sua parte declarativa defende o valor básico e fundamental que possuem a liberdade de cátedra e a autonomia didático-científica das universidades.

O texto expressa o apoio irrestrito por parte do PARLASUL aos estudantes, docentes e demais atores envolvidos na mobilização em defesa das universidades públicas.

Ambas as Declarações reafirmam assim o compromisso do Parlamento do MERCOSUL com a defesa da Educação como elemento chave de seu trabalho.

Leia aqui as Declarações aprovadas: 

DECL.10/2018 - "DIPLOMATURA EN ENSEÑANZA DE LA HISTORIA Y EL PENSAMIENTO LATINOAMERICANO"

DECL.13/2018 - CONVICÇÃO DE QUE A LIBERDADE DE CÁTEDRA E A AUTONOMIA DIDÁCTICO - CIENTÍFICA DAS UNIVERSIDADES SÂO PRINCIPIOS BASILARES DOS ESTADOS DEMOCRÁTICOS