Colômbia se prepara para o segundo turno das eleições presidenciais

Agência PARLASUL (14/06/2018). O Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL (ODPM) participará no próximo domingo (17) do segundo turno eleitoral para a Presidência e Vice-Presidência da República da Colômbia.

A missão estará composta pelos Parlamentares Fernanda Gil Lozano (Argentina); Daniel Placeres (Uruguai); Oscar Ronderos (Venezuela); e o Diretor Executivo do Observatório, Alexandre Andreatta. Os Parlamentares tem a tarefa de desempenhar um processo duplo de observação e verificação imparcial do segundo turno e ao mesmo tempo, impulsionar a cooperação com outros Organismos Eleitorais, assim como Organismos de Observação Eleitoral.

A República da Colômbia tem uma população de 49.899.899 habitantes, e mais de 32 milhões de eleitores estão habilitados a votar. O país vem se configurando como o segundo Estado mais populoso da América do Sul.

O candidato vencedor governará por um período máximo de 4 anos, fixado entre o dia 7 de agosto de 2018 e o dia 7 de agosto de 2022, já que a reeleição presidencial foi eliminada pelo Congresso da República em 2015. Os candidatos à Presidência são Iván Duque (Centro Democrático) e Gustavo Petro (Colômbia Humana).

Em total, para que os 819.398 colombianos inscritos no exterior possam votar, a Registraduría Nacional anunciou que dispôs de 1.500 mesas em 235 postos de votação de 69 países do mundo em embaixadas e consulados. Todas as eleições no exterior iniciaram na última segunda-feira, dia 11 de junho às 8 horas.

Para contatar a Missão de Observação Eleitoral do Parlamento do MERCOSUL, pode se comunicar ao telefone +55 61 99 621 66 85.

Acompanhe a cobertura especial das eleições presidenciais da Colômbia pelas redes sociais do PARLASUL:

https://twitter.com/PARLASUR 
https://www.facebook.com/Parlamento.del.Mercosur/ 
https://www.instagram.com/parlasur/