Agência PARLASUL (12/06/2018). Na última Reunião Ordinária, o Parlamento do MERCOSUL declarou de interesse a iniciativa da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA-Brasil) para promover a produção de hortas orgânicas em escolas-comedor da tríplice fronteira, para que os alunos possam usar os produtos como recurso para o refeitório da instituição.
A Parlamentar argentina Júlia Perié, informante da Proposta de Declaração, salienta que o projeto "é realizado em três escolas: uma em Puerto Iguazu, uma em Ciudad del Este e outra Foz do Iguaçu", disse a Parlamentar.
A iniciativa concretiza-se através da participação dos alunos da materia de “Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar” da UNILA. O texto da Declaração considera que este tipo de iniciativa fortalece as instituições educacionais responsáveis por alimentar os alunos durante o dia, utilizando um recurso natural para seu aproveitamento e uso diário.
Além de incentivar o uso de materiais recicláveis e produtos orgânicos para os alunos, a iniciativa tem o valor de contribuir para a nutrição adequada das crianças mais desprotegidas, assim como de transmitir valores ecológicos. Desta forma, o projeto serve como uma mostra do tipo de ações comuns que podemos desenvolver em nossa região.
Leia aqui o texto da recomendação.