Agência PARLASUL (06/06/2018). Na última LV Sessão Ordinária, o Parlamento do MERCOSUL aprovou três Declarações de interesse em universidades da região. As universidades que receberam apoio por sua importante contribuição acadêmica e cultural foram: a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), a Universidade Plurinacional da Grande Pátria e a Universidade Nacional de Villarrica del Espíritu Santo.
A Declaração de Interesse da UNILA destaca que ela se trata de uma Universidade aberta para a América Latina e o Caribe, com metade de seus alunos e professores do Brasil e a outra metade de pessoas dos demais países latino-americanos, além de ter o Instituto MERCOSUL de Estudos Avançados (IMEA). A missão da UNILA é contribuir para o desenvolvimento e integração da América Latina através de conhecimentos humanísticos, científicos e tecnológicos.
Este documento também enfatiza que a UNILA busca desenvolver um modelo de universidade para o século XXI, momento em que a sociedade do conhecimento e a formação de blocos regionais se tornarão fatores cada vez mais decisivos para a inserção das nações no cenário competitivo global. Desta forma, isso constitui um antecedente significativo para a criação da Universidade do MERCOSUL.
Por sua vez, a Declaração referente à Universidade Nacional de Villarrica del Espírito Santo (UNVES), sediada na República do Paraguai, destaca a importância educacional transcendental desenvolvida por esse centro educacional. A Proposta declara interesse educacional e profissional em relação à UNVES, e foi apresentada por vários Parlamentares paraguaios, sendo o Parlamentar Emanuel Friedmann (Paraguai) o membro informante no Plenário.
Por meio de uma proposta apresentada pela Parlamentar Julia Perié (Argentina), o PARLASUL também declara interesse no consórcio de universidades, instituições educacionais e organizações sociais que promovem a Universidade Plurinacional da Grande Pátria. A Declaração afirma que esta rede apresenta a vontade de trabalhar em conjunto com o projeto de formação em três orientações: especificamente acadêmicas, de formação para funcionários públicos e com vínculo ao trabalho em setores populares. Além de destacar que este tipo de iniciativa é essencial para aprofundar e ampliar os objetivos de integração previstos no MERCOSUL e no PARLASUL.
Foto: UNILA