Agência PARLASUL (04/06/2018). O Projeto de Declaração denominado "Pilcomayo Trinacional: Área de Gestão Compartida", cuja autoria corresponde ao Parlamentar paraguaio Eduardo Bernal, foi aprovado no Plenário da LV Sessão Ordinária do PARLASUL.
Na última terça-feira (29) foi realizada a LV Sessão Ordinária, onde foi aprovado o Projeto "Pilcomayo Trinacional" que declara de interesse do Parlamento do MERCOSUL a iniciativa que propulsam as seguintes Associações Civis: Fundación Proyungas da Argentina, Naturaleza, Tierra y Vida da Bolívia e a Fundación Moisés Bertoni do Paraguai.
Durante os debates no Plenário, o Parlamentar Bernal falou sobre a importância vital do Rio Pilcomayo que "no caso do Paraguai afeta terrivelmente com importantes secas ou inundações", e complementou pedindo a aprovação da Declaração de Interesse para que se possam "realizar as ações técnicas correspondentes para mitigar o impacto ambiental que acontece em forma permanente.". Finalizou, ressaltando que "esta é uma ação pontual para uma questão que une nossos povos".
Por sua parte, o Parlamentar argentino Alberto Asseff apoiou esta Declaração expressando que "este é um modelo de gestão de integração. A gestão compartida a partir dos recursos compartidos; não separam, senão que unem e que necessitam de uma gestão comum, esse é o molde da integração".
Apoiando o Projeto, o Parlamentar Ricardo Canese (Paraguai) declarou no Plenário que "o PARLASUL deve ter um papel protagônico, porque precisamente neste tipo de bacias compartilhadas, como é a do Pilcomayo, onde se gesta a integração".
"Este rio alimenta zonas úmidas de grande transcendência, fundamentais para o desenvolvimento e a sustentabilidade da biodiversidade (…) que constitui uma das fontes de água doce mais importante porque se conecta com o Aquífero Guarani", remarcou Ricardo Oviedo, Parlamentar da República Argentina.
A Parlamentar boliviana Benita Díaz declarou sua adesão ao Projeto destacando que "falar do Pilcomayo é falar de uma fonte de vida. Por muitos anos este afluente tem sido mais que importante para a subsistência das populações do sul da Bolívia, especialmente das culturas milenares e ancestrais; da cultura Guarani e da cultura Tapieté.".
Ao finalizar as alocuções, se procedeu à votação do Projeto que obteve a aprovação por maioria.
A evolução do Projeto “Pilcomayo Trinacional” pode ser acompanhada aqui.