Parlamento do MERCOSUL aprova projetos sobre infraestrutura a serem considerados pelo FOCEM

Agência PARLASUL (29/05/2018). A LV Sessão Plenária do PARLASUL esteve marcada pela aprovação de importantes propostas da Ordem do Dia. Ao início da Plenária, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem ao Parlamentar falecido Rômulo Gouveia (Brasil).

Os projetos vinculados à infraestrutura física regional tiveram forte presença nos debates desta Sessão Plenária. Destaca-se a Proposta de Recomendação pela qual o Parlamento do MERCOSUL recomenda ao Conselho do Mercado Comum (CMC) financiar mediante o FOCEM (Fundo para a Convergência Estrutural do MERCOSUL) a construção de um terminal de ônibus em Goya (Corrientes). Outro projeto aprovado propõe a criação do acesso ao "Paraje Yahpe", trecho da estrada nacional N° 12 na República Argentina.

Por outro lado, foi aprovada uma Proposta apresentada por Eduardo Bernal (Paraguai) a respeito da criação de uma área de gestão compartida do Rio Pilcomayo, que cruza Argentina, Bolívia e Paraguai. Um rio de vital importância já que o mesmo determina se haverá secas ou inundações nas zonas onde tem influência. Os Parlamentares Ricardo Canese (Paraguai), Alberto Asseff e Ricardo Oviedo (Argentina) apoiaram a aprovação deste projeto, expressando que é importante também que seja feito um chamado de atenção aos governos para que entendam a importância do Rio Pilcomayo. Deste rio se alimentam zonas úmidas de grande importância e que constitui uma das fontes de água doce mais importantes, porque se conecta com o Aquífero Guarani.

Da sua parte, a Parlamentar Benita Díaz (Bolívia) declarou sua adesão ao projeto, expressando que “este afluente tem sido mais do que importante para a subsistência das populações do sul do meu país, especialmente dos povos originários e o impacto ambiental deste rio é fundamental”.

Despedida da Delegação Paraguaia

Após a realização das últimas eleições gerais na República do Paraguai, onde foram eleitos os novos Parlamentares do MERCOSUL de tal país para o período 2018-2023, o Pleno realizou uma despedida aos atuais Parlamentares da Delegação Paraguaia, já que finalizam seu período parlamentar no próximo dia 30 de junho. Foram realizados diversos reconhecimentos a respeito da participação dos mesmos e seu compromisso com a integração regional.

A Parlamentar argentina Julia Perié fez um reconhecimento aos anos de trabalho das Parlamentares paraguaias que estão de saída, Mirtha Palacios, Amanda Nuñez e Cirilia Cubas de Villaalta, as quais ao longo de muitos anos trabalharam de forma firme no Parlamento e em suas Comissões.

Posteriormente, o Parlamentar Jorge Taiana (Argentina) destacou a atuação do Parlamentar Alfonso González Núñez (Paraguai), que se trata de “um homem que trabalhou pela integração e que trabalha pela integração em sua dimensão Parlamentar e para que esta supere as barreiras nacionais. Muito devemos a ele”. Por sua parte, o Parlamentar Gustavo Penadés (Uruguai) também afirmou que González Núñez é parte fundamental da historia deste organismo, e que “participou da Genesis do Parlamento do MERCOSUL e sempre buscou mais integração e mais diálogo”.

Debate sobre Venezuela

Outro tema importante da LV Sessão Plenária foi o debate a respeito do estado da situação democrática da República Bolivariana de Venezuela. Sobre isso, foi realizado um duro debate entre o Parlamentar Pablo Iturralde (Uruguai) e a Parlamentar Fernanda Gil Lozano (Argentina); onde o primeiro realizou uma solicitude à mesa de que fosse lida uma Declaração do Grupo Integração Democrática e que deu início a uma discussão a respeito das formas e procedimentos utilizados na solicitude, assim como sobre o conteúdo da Declaração.

Veja as fotos da Sessão Plenária

Veja o vídeo completo da Sessão Plenária

Encontre aqui os documentos aprovados na Sessão