Agência PARLASUL (28/05/2018). Neste domingo (27), o Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL (ODPM) participou da jornada eleitoral na capital colombiana. A Missão de Observação comunicou que foi finalizada de forma exitosa e afirma que “o povo colombiano demonstrou uma conduta exemplar de forma democrática”.
A quantidade de votantes que participaram nestas eleições superou a abstenção característica nos processos eleitorais deste país. Um total de 19.628.564 colombianos compareceram às urnas, isso significa, 53,37% da população.
A delegação em nome do Parlamento do MERCOSUL felicitou a todos os atores políticos da Colômbia, ao Conselho Nacional Eleitoral e ao Registro Nacional do Estado Civil, pelo trabalho em que prevaleceu a organização de um concurso eleitoral imparcial e tecnicamente idôneo.
A missão esteve integrada pelos Parlamentares Fernanda Gil Lozano (Argentina), Benita Díaz (Bolívia); Daniel Placeres (Uruguai), Oscar Ronderos (Venezuela) e o Diretor Executivo do Observatório Alexandre Andreatta (Brasil).
Cabe destacar que no marco do Programa de Acompanhamento Eleitoral Internacional na República de Colômbia se divulgará um informe preliminar correspondente ao primeiro turno das eleições de Presidente e Vice-presidente da República 2018.