PARLASUL participará como observador internacional nas eleições presidenciais da Colômbia

Agência PARLASUL (23/05/2018). O Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL (ODPM) participará, no próximo domingo (27), das eleições para Presidente e Vice-Presidente da República da Colômbia.

A missão será composta pelos Parlamentares Fernanda Gil Lozano (Argentina), Benita Díaz (Bolívia); Daniel Placeres (Uruguai), Oscar Ronderos (Venezuela), e pelo Diretor Executivo do Observatório Alexandre Andreatta (Brasil). A missão pretende desempenhar um duplo processo de observação e verificação imparcial das eleições e, ao mesmo tempo, promover a cooperação com outros Organismos eleitorais e os Organismos de Observação Eleitoral.

Em março deste ano, uma delegação do Observatório acompanhou o processo de eleições legislativas na Colômbia, onde tudo que o ODPM pôde presenciar e constatar ocorreu dentro dos parâmetros democráticos universalmente aceitos, marcado por um processo eleitoral plural. Na ocasião, 108 senadores e 172 representantes foram eleitos para integrar o Congresso Nacional. No total, 16 partidos ou grupos políticos disputaram o pleito eleitoral em março.

A República da Colômbia tem uma população de 49.899.899 habitantes e mais de 32 milhões de eleitores estão habilitados para votar. O país é o segundo Estado mais populoso da América do Sul. Para esta eleição serão escolhidos o Presidente e o Vice-Presidente, para um mandato de quatro anos, por voto popular direto, sendo utilizado o sistema de segundo turno, se o vencedor do primeiro turno não atingir mais de 50% dos votos a seu favor.

Os candidatos presidenciais são Germán Vargas Lleras (Mejor Vargas Lleras), Gustavo Petro (Colômbia Humana), Humberto de la Calle (Partido Liberal Colombiano), Ivan Duque (Centro Democrático), Sergio Fajardo (Compromiso Ciudadano) e Jorge Trujillo (Todos somos Colômbia).

Para entrar em contato com a Missão de Observação Eleitoral do Parlamento do MERCOSUL +55 61 99 621 66 85.

Acompanhe a cobertura especial das eleições presidenciais na Colômbia através das redes sociais do PARLASUR:

https://twitter.com/PARLASUR

https://www.facebook.com/Parlamento.del.Mercosur/

https://www.instagram.com/parlasur/