Agência PARLASUL (22/05/2018). Nos dias 20 e 21 de maio, na cidade de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, se reuniram a Mesa Diretora do Parlamento do MERCOSUL e a Comissão de Infraestrutura, para abordar temas de cooperação internacional, e de segurança e soberania alimentar na região.
Após a reunião da Mesa Diretora, realizou-se o Fórum de Segurança e Soberania Alimentar onde o Presidente do Parlamento Tomas Bittar assinou um documento de intenção de Cooperação entre o PARLASUL e a Confederação de Pecuaristas da Bolívia (CONGABOL), com a finalidade de promover o intercâmbio de experiências acadêmicas, pesquisa e responsabilidade social.
Por sua parte, o Parlamentar brasileiro Celso Russomanno informou sobre o avanço no Congresso Nacional do Brasil para a aprovação do ingresso pleno da Bolívia ao MERCOSUL. A Representação Boliviana conformada por Eliana Bertón Guachalla (Vice-Presidenta) e Benita Díaz Pérez (Presidenta da Delegação Boliviana), comunicaram que estas reuniões são “com o propósito firme de aprofundar os processos de integração em benefício de nossos povos sob os princípios de uma relação justa, equitativa, em reconhecimento das assimetrias”.
Cabe destacar que participaram da atividade o Ministro de Relações Exteriores da Bolívia, Fernando Huanacuni Mamani, e o Vice-Ministro de Comercio Exterior e Integração, Clarems Endara Vera. Também interviram representantes da Federação de Pecuaristas de Santa Cruz- FEGASACRUZ e da Associação de Produtores de Oleaginosas e Trigo – ANAPO.
Da Mesa Diretora participaram os Parlamentares Tomas Bittar (Paraguai), Presidente do Parlamento do MERCOSUL; Arlindo Chinaglia e Celso Russomanno (Brasil); Hernán Cornejo e Walter Nostrala (Argentina); e Luis Emilio Rondón (Venezuela). Da Comissão de Infraestrutura, Transportes, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca do PARLASUL, participaram a Presidenta da Comissão Mirtha Palacios e Ricardo Canese (Paraguai); e Juan José Olaizola (Uruguai).