Agência PARLASUL (14/05/2018). Na passada Sessão Plenária, ocorrida em Montevidéu no dia 27 de Abril, foi aprovada uma Declaração de "Adesão e Compromisso aos 8 de março de cada ano, pela Igualdade de Gênero e o repúdio contra todo tipo de violência contra a mulher".
A Declaração faz ênfase a que o dia 8 de março, como Dia Internacional da Mulher trabalhadora, é celebrado por decisão da ONU desde 1975. Nesse dia se comemora a luta da mulher por sua participação em igualdade com o homem, na sociedade e no seu desenvolvimento íntegro como pessoa.
O texto da Declaração aprovada retoma a "Declaração MEP/275/2016" que promove a inclusão da perspectiva de gênero na armonização das leis dos Estados Parte como um eixo central de toda política pública e considera imprescindível que os órganismos de representação regional, como o Parlamento do MERCOSUL, assuman a bandeira da igualdade de oportunidades e com a visibilização da violência de gênero como parte de sua responsabilidade na representação democrática e igualitária dos povos.
Em base a isso, se Declara também gerar através das Comissões correspondentes, estratégias que incluam programas de educação e sensibilização a nível regional sobre a igualdade de direitos das mulheres.
PARLASUL por uma Agenda Regional de Gênero
No âmbito do desenvolvimento dessa temática, as Parlamentares do PARLASUL vem realizando "Encontros por uma Agênda Regional de Gênero do PARLASUL". O objetivo dessa atividade é avançar no sentido de marcar uma agenda precisa sobre as questões de gênero a nível regional, incluindo as recomendações aos Estados Parte acerca das responsabilidades de cada um sobre esses assuntos.
Os principais eixos de debate são: a violência, tráfico de pessoas, saúde, igualdade trabalhista e igualdade de oportunidades, problemática compartilhada por todos os países do nosso continente.
Foto: Gian Martins, Ramon Aquim / MídiaNINJA