Agência PARLASUL (12/05/2018). No passado dia 11 de abril se realizaram no Azerbaijão as eleições presidenciais, onde o Parlamentar do MERCOSUL Daniel Ramundo (Argentina) participou como parte de um grupo de observadores internacionais da missão “Civil Dialogue” para garantir a transparência e dar uma avaliação objetiva do processo de votação.
Ao ser consultado, o Parlamentar declarou que tomou “parte nestas eleições pela importância estratégica do Azerbaijão como ponte entre a cultura ocidental e a oriental, e também pela importância representada por uma comunidade onde todas as religiões convivem por meio de um diálogo religioso de alto nível”.
O Parlamentar do MERCOSUL e cientista político argentino pôde constatar durante sua visita no País euro-asiático a importância da cooperação econômica com este país, e remarcou que “uma cooperação sul-sul representa um tema estratégico para setores importantes como o energético, o alimentar e de medicamentos.” A respeito da sua participação como Observador internacional nas eleições presidenciais declarou também de se encontrar “em um contexto cultural milenar e democraticamente jovem”.
Ramundo também utilizou esta oportunidade para anunciar que se iniciou os contatos institucionais para a criação de um grupo de amizade entre o PARLASUL e Azerbaijão, e concluiu expressando “que o comércio, o import e o export em particular, são ocasiões ótimas para criar relações políticas, diplomáticas e de amizade entre os povos”.
O resultado eleitoral confirmou como Presidente da República a Ilham Alliyev. O Parlamentar Ramundo felicitou ao povo Azerbaijano pela vitória de Aliyev e remarcou que mesmo que o país tenha restabelecido sua independência no futuro próximo, o país confia no caminho da democracia.
Com informações de Azerbaijão News e do Parlamentar Daniel Ramundo