Agência PARLASUL (27/04/2018). Nesta sexta-feira o Parlamento do MERCOSUL se reuniu na sua sede de Montevidéu, Uruguai para realizar a LIV Sessão Ordinária.
Um dos pontos mais destacados no debate da Sessão foi a aprovação da Declaração sobre a UNASUL, referente à “preocupação pela decisão de seis governos da região, de suspender sua participação na União de Nações Sul-Americanas- UNASUL, até que seja designado o Secretário Geral”. A Proposta também expressa a vontade do PARLASUL de “acompanhar os doze países membros da UNASUL, para que através do diálogo político e o consenso, resolvam o impasse atual e restabeleçam o processo de integração sul-americano”. Leia aqui a declaração completa.
Situação do Ex-presidente Lula
Previamente à Sessão Plenária do Parlamento, o Premio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel participou de uma manifestação com Parlamentares da Bancada Progressista do Parlamento do MERCOSUL em defesa do Ex-Presidente Lula.
Durante a hora do Tema livre da Sessão Plenária, o debate esteve marcado pela situação política e humanitária do Ex-presidente de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
Os Parlamentares Arlindo Chinaglia (Brasil), Cecilia Merchán (Argentina) e Benita Díaz (Bolívia) fizeram uso da palavra para manifestar a preocupação pelas condições de reclusão nas que se encontra o Ex-presidente Lula e propuseram que o PARLASUL tome ações a respeito.
Por sua parte, o Parlamentar Yul Jabour da Venezuela manifestou sua solidariedade com a situação de Lula e recorda que proximamente haverá eleições Presidenciais no seu próprio país.
Em seu momento, o Parlamentar Humberto Benedetto (Argentina) fez um contraponto aos discursos de apoio ao Ex-presidente Lula da Silva e também recordou e felicitou à República do Paraguai pela celebração das recentes eleições nacionais que incluíam a eleição direta de Parlamentares do MERCOSUL.
Ságuas Moraes (Brasil) no seu discurso durante o Tema Livre destacou a necessidade de reforçar o MERCOSUL e de evitar a exclusão da Venezuela do bloco. Também realizou uma defesa do Ex-presidente Lula ao recordar todos os logros obtidos durante sua Presidência.
Venezuela
Entre os pontos da Ordem do Dia se debateu a situação de prisão do Sr. Gilber Caro, Deputado suplente da República Bolivariana da Venezuela, que segundo os legisladores Dennis Fernández e Lawrence Castro, se configura como uma prisão e persecução política, o qual foi questionado pelo Parlamentar oficialista Yul Jabour. Finalmente, a Proposta não foi aprovada por falta de quórum.